Sul e Sudeste têm vacinação abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde - Maíra Coelho / Arquivo
Sul e Sudeste têm vacinação abaixo da meta estipulada pelo Ministério da SaúdeMaíra Coelho / Arquivo
Por O Dia

Rio - A Prefeitura do Rio, em parceria com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), entrou em campo para vacinar a população-alvo contra a febre amarela nos estádios, durante os jogos da final da Taça Rio e do Campeonato Carioca. Neste domingo, a campanha "Saúde em Campo" terá dois pontos de vacinação que serão montados, um para cada torcida, disponibilizando 4 mil doses da vacina. Além dos torcedores, os funcionários e outros profissionais que atuarão no Maracanã também serão vacinados. Vídeos educativos também estão sendo produzidos com o tema da campanha.

Antes do clássico começar, duas faixas serão estendidas no campo para lembrar à população-alvo que devem procurar uma das 232 unidades municipais que oferecem a vacina e, assim, receber o imunizante. No intervalo do clássico, um vídeo da campanha será exibido nos telões do Maracanã, para reforçar as orientações de saúde.

Os dois pontos de vacinação estarão localizados no interior do estádio, no setor norte (posto 53) para os torcedores do Botafogo e no setor sul (posto 23) para os tricolores. Os locais funcionarão das 14h ás 16h. A vacinação será disponibilizada para os torcedores que estão dentro do público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde, que serão rigorosamente seguidos pelas equipes técnicas.

Contraindicações

A vacina da febre amarela tem contraindicações importantes para bebês até oito meses e pessoas que tenham quadro de imunodeficiência por doença ou tratamento. Mulheres que estejam amamentando crianças menores de seis meses devem buscar orientação com seu médico ou o pediatra do bebê.

Também há restrições para idosos, gestantes e pessoas com alergia grave ao ovo. Por isso, em regiões sem a presença do vírus em circulação, como a cidade do Rio atualmente, a vacina não é indicada para essas pessoas. Para que sejam vacinados nas condições epidemiológicas atuais da cidade, é então imprescindível a apresentação de atestado médico por escrito. Caso haja alteração nas condições epidemiológicas do município, essa recomendação poderá ser revista com base nos devidos critérios técnicos.

A dose usada na campanha continua sendo a fracionada. Este ano, 1.288.899 doses da vacina foram aplicadas no município do Rio. Somando-se à população imunizada nos anos anteriores, já são 4.3401.562 pessoas protegidas contra a doença, o que dá uma cobertura de 80,4% da população alvo da vacina – pessoas de nove meses a 59 anos de idade.

Equipes da Vigilância Sanitária também estarão no estádio, informando a população sobre o risco da chacina de macacos que está acontecendo no município, por desconhecimento da população em achar que o animal transmite o vírus da febre amarela. Somente neste ano 186 macacos foram encontrados mortos no município, sendo 42% vítimas de agressão humana.

Os técnicos irão distribuir material gráfico, informando que o macaco é o sentinela que avisa sobre a chegada do vírus à cidade. Sem macaco, o bloqueio da entrada do vírus fica difícil de ser feito. A campanha também tem como objetivo conscientizar a população carioca sobre o perigo que a cidade corre se a matança de macacos e micos continuar.

 

 

Você pode gostar