Articulados tiveram os vidros quebrados e serviço foi interrompido  - Divulgação
Articulados tiveram os vidros quebrados e serviço foi interrompido Divulgação
Por O Dia

Rio - Por motivo de segurança, o BRT precisou interromper, por volta das 2h, deste domingo, as viagens das linhas Fundão x Alvorada (parador) e Galeão x Alvorada (semidireto). É que dois articulados foram depredados por grupos que seguiam para o Baile da Gaiola, numa comunidade da Penha. A estação Praça Seca também teve uma porta de vidro depredada pelos vândalos. A operação no corredor foi normalizada às 4h. Essa foi a quarta vez que o BRT foi vandalizado só este mês.

Neste sábado, cerca de 20 jovens invadiram a estação Boiúna, do corredor Transolímpica, e provocaram quebra-quebra. Eles destruíram a placa de informação da catraca de cadeirantes, chutaram as portas de embarque e desembarque de passageiros, que tinham sido trocadas recentemente, e viraram lixeiras e bancos. As imagens que mostram a atuação dos vândalos serão repassadas para a polícia. 

No último dia 11, sete veículos do BRT também foram destruídos próximo ao local do baile onde, motoristas obrigados por passageiros, tiveram que parar. Tiroteio durante o baile provocou pânico entre as pessoas que estavam to no Baile da Gaiola deixando mais de 70 feridos devido à correria.

“Essa é a triste rotina do BRT nas madrugadas dos finais de semana. É uma soma interminável de prejuízos que se acumulam sem que nada seja feito. Não adianta oficiar, o que já fizemos inúmeras vezes. Não adianta denunciar, o que fazemos recorrentemente sempre que um episódio de barbárie se repete. Não recebemos nenhum apoio. O BRT foi abandonado pelas autoridades. É o mesmo desprezo que experimenta a população carioca”, lamenta a diretora de Relações Institucionais, Suzy Balloussier.

Segundo o comando do 16ºBPM (Olaria), na madrugada deste domingo, o batalhão foi acionado devido a princípio de tumulto nas proximidades na Estação BRT Pastor José Santo, em Brás de Pina. No local, as pessoas já tinham se dispersado e foi constatado que danos a vidros da estação.

Pela manhã, policiais militares da UPP Chatuba detiveram três homens que estavam quebrando janelas de um ônibus na Avenida Brás de Pina, na Penha. Eles foram conduzidos para a Central de Garantias Norte.

O comando do 18ºBPM (Jacarepaguá) informou que não houve acionamento do batalhão para ocorrências nas estações Praça Seca e Boiúna nesta madrugada.

A assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que no interior das estações do BRT há seguranças do consórcio e a PM atua em caso de acionamento.

Há um convênio entre a Corporação e o consórcio BRT, através do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), em vigor. Os locais de atuação dos policiais militares que trabalham neste convênio são indicados pelo próprio consórcio.

Os batalhões que tem suas respectivas áreas de policiamento cortadas pelo corredor viário também realizam rondas focadas nestes locais juntamente com ações de abordagem nas proximidades das estações.

Você pode gostar