Assalto em loja em shopping provoca pânico entre lojistas e clientes - Alexandre Brum
Assalto em loja em shopping provoca pânico entre lojistas e clientesAlexandre Brum
Por O Dia

Rio - Após duas horas de terror, a Polícia Militar concluiu a liberação dos clientes do Botafogo Praia Shopping, na Zona Sul do Rio, após uma tentativa de assalto a uma joalheria com tiroteio no local. O centro comercial foi fechado por volta das 20h desta segunda-feira. Segundo relatos nas redes sociais, disparos foram ouvidos dentro do estabelecimento e um cerco foi armado para que policiais vasculhassem o shopping. Inicialmente, homens do 2º BPM (Botafogo) foram acionados para tentar encontrar os bandidos. Por volta das 21h, militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram chamados ao local para apoiar as ações. "Não houve reféns e nenhum criminoso foi encontrado", informou a PM, às 22h.

Bope foi acionado para ocorrência em shopping em Botafogo - Reprodução Facebook

Pelo menos três bandidos, que circularam pelos corredores vestidos como faxineiros, entraram na Vivara, no segundo andar, e anunciaram o assalto. Nesse momento, vigias constataram a ação dos ladrões e tentaram evitar o roubo. Houve troca de tiros, mas ninguém se feriu.

Os criminosos conseguiram recolher alguns objetos e fugir. Em seguida, foram até o estacionamento e renderam um cliente, que foi obrigado a transportar os criminosos em seu carro. A vítima, que não teve o nome divulgado, deixou o grupo no Largo da Cancela, em São Cristóvão, na Zona Norte, e não se feriu. Em seguida, prestou depoimento à Polícia Civil. Nas redes sociais, internautas comentaram o incidente.

"Um amigo tá preso escondido dentro do Botafogo praia shopping porque tá tendo assalto e  fecharam o shopping com todo mundo dentro", escreveu uma internauta no Twitter. "Tiroteio dentro do Botafogo Praia Shopping, galera se jogando no chão da praça de alimentação. Qualquer tipo de violência no Rio tá completamente normalizada e não chama atenção mais", disse outro. 

Moradores de Botafogo também comentam a violência no bairro e na cidade do Rio em um grupo no Facebook. "Gente, o Rio acabou! Não podemos mais sair pra trabalhar, pra ir ao cinema, ao shopping...", escreveu uma internauta. "Meu Deus! Não temos mais pra onde ir... Estamos encurralados. Socorro!!!", postou outro.

Clientes se abaixam após ouvirem tiros no Botafogo Praia Shopping - Reprodução Facebook

Um vídeo compartilhado na página Alerta Botafogo, mostra o momento em que policiais vasculham o local em busca dos assaltantes. A assessoria do Botafogo Praia Shopping informou que acompanhou o desenrolar da ação da Polícia Militar e que colabora com as autoridades prestando todo o suporte necessário durante a atuação. Ainda de acordo com a nota enviada à imprensa, "o shopping reforça que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas para garantir a integridade e bem-estar de todos aqueles presentes no estabelecimento" e que "abrirá normalmente amanhã às 10h." Até às 23h40, a assessoria da Vivara não havia divulgado o que foi roubado da filial no centro comercial. O caso foi registrado na 10ª DP (Botafogo).

Rotina de violência

Os cariocas enfrentaram mais um dia de violência nesta segunda-feira. Na manhã, a comunidade da Rocinha, registrou outro tiroteio. Segundo a Polícia Militar, uma pessoa morreu no confronto. O caso aconteceu dois dias depois da morte de oito pessoas na favela.  

Também na manhã de hoje, câmeras do Globocop, da TV Globo, flagraram uma guerra entre traficantes e milicianos na Praça Seca, na Zona Oeste. Nas imagens, criminosos trocam tiros e na fuga bloqueiam a Rua Cândido Benício, que liga a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. 

À noite, bandidos tentaram assaltar uma filial das Lojas Americanas na Tijuca, mas fugiram após um homem disparar contra eles. Os tiros assustaram moradores do bairro. Ninguém foi preso.

Você pode gostar