Táxis 'amarelinhos' viram Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio - Paulo Carneiro/ Agência O DIA
Táxis 'amarelinhos' viram Patrimônio Cultural e Imaterial do RioPaulo Carneiro/ Agência O DIA
Por O Dia

Rio - O prefeito Marcelo Crivella liberou, nesta terça-feira, 250 autonomias de táxi. A medida tem a intenção de aumentar a competitividade do setor frente à concorrência dos aplicativos de transporte de passageiros, como Uber, Cabify e 99. 

Do total dessas licenças, 25 serão destinadas a mulheres e outras 25 a motoristas que tenham alguém na família com necessidades especiais. Os taxistas que trabalham atualmente como motorista auxiliar e estão na fila de espera terão prioridade para receber as demais 200 autonomias.

As autorizações vão ser distribuídas após publicação de um decreto que atenderá uma antiga reivindicação da categoria. A possibilidade de distribuir as licenças veio após uma auditoria do atual cadastro de taxistas na cidade. Essa revisão constatou que há condições para a concessão dessas autonomias em substituição às que foram revogadas, sem que seja ultrapassado o limite previsto em lei.

"Trabalhei como taxista e vivi na pele as dificuldades que eles enfrentam. Daremos uma oportunidade preciosa a quem têm no seio de suas famílias pessoas que necessitam de cuidados especiais. Ao mesmo tempo, os passageiros ganharão mais opções, em uma competição saudável entre profissionais que serão incentivados a oferecer um serviço de qualidade para manter a clientela", disse Crivella.

Você pode gostar