Alunos da rede municipal receberam cenouras e uma receita de bolo na semana de Páscoa - Reprodução Redes Sociais
Alunos da rede municipal receberam cenouras e uma receita de bolo na semana de PáscoaReprodução Redes Sociais
Por O Dia

Rio - O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, puniu os responsáveis pelo pedido e distribuição do kit "Páscoa com alimentação saudável", em que alunos da rede municipal receberam cenouras e uma receita de bolo. Entre as medidas, estão a exoneração da coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da chefe da Divisão de Controle de Alimentação Escolar. 

Washington também determinou a relotação de duas servidoras públicas em setores diversos da Alimentação Escolar; a dispensa e substituição de três cooperativados; o encerramento do contrato de trabalho de 14 nutricionistas contratados através de Processo Seletivo Simplificado (PSS) pela SME, seguida da chamada dos próximos colocados na lista de classificados e aprovados, para que sejam efetuadas as substituições; e o encerramento do contrato de trabalho de cinco técnicas em Nutrição e Dietética contratadas pela SME através de PSS, seguido da chamada dos próximos colocados na lista de classificados e aprovados no Processo Seletivo Simplificado.

O fato provocou indignação no prefeito, que exigiu celeridade e transparência na apuração do caso, assim que tomou conhecimento do que havia acontecido. Segundo a Prefeitura, tanto o quantitativo equivocado no pedido de gênero alimentício, quanto a decisão pela distribuição de cenouras entre os estudantes da rede municipal de ensino foram tomadas exclusivamente pelos gestores da SME.

"Nos dias seguintes ao caso, uma sindicância administrativa foi aberta para verificar as condições em que o pedido aconteceu e apurar o comprometimento de cada um dos envolvidos. Os responsáveis foram identificados e medidas administrativas estão sendo tomadas. A sindicância apontará ainda de que forma será feito o pagamento dos valores gastos na aquisição do gênero em excesso", disse a prefeitura de Duque de Caxias em nota enviada à imprensa.

“Não permitiremos que novos episódios como esse se repitam. A Prefeitura de Duque de Caxias não pagará essa conta. Os responsáveis estão sendo identificados e assumirão esse prejuízo. Agradeço aos pais e estudantes que denunciaram e nos ajudaram a detectar o problema”, destacou Washington Reis.

Você pode gostar