Rodovia Amaral Peixoto, RJ 104, na altura do bairro Caramujo, em Niterói - Clever Felix/Parceiro/Agência O Dia
Rodovia Amaral Peixoto, RJ 104, na altura do bairro Caramujo, em NiteróiClever Felix/Parceiro/Agência O Dia
Por O Dia

Rio - Niterói foi apontada como a cidade com o trânsito mais congestionado do Brasil segundo o Índice 99 de Tempo de Viagem (ITV 99), realizado pela empresa que gerencia o aplicativo 99. A pesquisa aponta que as viagens na cidade nos horários de pico levam, em média, 78% a mais de tempo do que aquelas em situação de tráfego livre. O Rio de Janeiro ficou em oitavo lugar no ranking. 

O estudo, que é principal termômetro de congestionamento do país e mede as 30 cidades mais relevantes para o aplicativo, foi realizado durante o período de 1 de outubro a 31 de dezembro de 2017, com base em milhares de corridas de táxis e 99Pop. A pesquisa monitorou o tempo de deslocamento dos carros no horário de pico e faz a média de atraso dos deslocamentos. Ou seja, o tempo médio perdido pelas pessoas com o tráfego ruim das cidades, nos horários de pico, entre 7h e 10h e entre 17h e 20h, comparando com o tempo de deslocamento nestas mesmas cidades em horários de trânsito livre.

“O ranking tem intenção de colaborar com a mobilidade urbana, fornecendo inteligência de dados, que identifica padrões de deslocamento das pessoas. A partir daí as entidades públicas podem tomar decisões estratégicas para evitar gargalos na circulação de veículos nas grandes cidades”, afirma Ana Guerrini, diretora de Pesquisa e Políticas Públicas da 99.  

Rio de Janeiro 

No Rio de Janeiro, Ipanema e Leblon são destaques no trânsito. Quem vai destas áreas para Copacabana demora em média 81% mais tempo no horário de pico. Viagens entre estas regiões que demoram 9 minutos com fluxo livre passam a demorar 17 minutos nos horários mais movimentados. 

Quem vai para o Santos Dumont, partindo do Flamengo ou Botafogo, normalmente leva 65% mais tempo nos horários de pico (9 min vs. 16 min). Partindo de Ipanema ou Leblon, o trajeto que geralmente demora 22 minutos com fluxo livre, passa a demorar 33 minutos durante o horário de pico.  

Confira o ranking das cidades mais congestionadas do Brasil:  

1º Niterói

2º Recife

3º Porto Alegre

4º Goiânia

5º Salvador

6º Belém

7º São Paulo

8º Rio de Janeiro

9º São Luis

10º Barueri

Você pode gostar