Luciana Esch foi a um posto do Detran, num shopping de Vila Isabel, e elogiou rapidez na entrega da carteira - Marcio Mercante / Agencia O Dia
Luciana Esch foi a um posto do Detran, num shopping de Vila Isabel, e elogiou rapidez na entrega da carteiraMarcio Mercante / Agencia O Dia
Por

Rio - Novas tecnologias a serviço da desburocratização. Esse é o lema de um programa da administração pública estadual criado para agilizar o atendimento a motoristas do Estado do Rio: o 'Detran resolve'. Com previsão de medidas cuja finalidade é driblar engarrafamentos na hora de requisitar um serviço, o projeto se utiliza de ferramentas digitais para criar via expressa entre o cidadão e o órgão público. É o que mostra a quarta reportagem da série do jornal O DIA sobre os efeitos da recente mudança de filosofia do departamento de trânsito.

Num estado com um contingente de mais de 7 milhões de automóveis, a intenção do Detran foi lançar mão de recursos tecnológicos tais como aplicativos, chats e portais para encurtar distâncias. Entre as primeiras medidas tomadas, está em curso a reformulação do portal do Detran, a fim de facilitar a navegação na hora de buscar uma informação ou requisitar um serviço.

Área exclusiva e chat

O portal também receberá uma área exclusiva para clientes, com direito a uma página personalizada e serviços oferecidos para quem se cadastrar. Soma-se a isso a adoção de alguns recursos modernos utilizados por empresas do setor privado, tais como chat online e serviço de teleatendimento ao cliente com sistema de reconhecimento de voz.

"Minha filosofia é trazer experiências da iniciativa privada para o órgão. É ter um Detran moderno, que entrega o serviço no tempo esperado", diz Vinicius Farah, à frente da presidência do Detran desde fevereiro de 2017.

As inovações se estendem à oferta de aplicativos. O departamento de trânsito vai disponibilizá-los para usuários de tablet, aparelhos celulares ou TV com acesso à internet. Será possível saber informações a respeito de habilitação, registro de veículos e multas; e identificação.

No caso dos celulares, o novo recurso mostra-se relevante, se levarmos em consideração pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrando que esse aparelho é o principal meio de acesso à internet, inclusive nas residências dos usuários (80,4% do total).

 

Mais comodidade e rapidez
Publicidade
Aos poucos, usuários estão sentindo os efeitos dos novos procedimentos e tecnologias adotados pelo Detran. A professora Luciana Esch, de 41 anos, por exemplo, conseguiu receber rapidamente a carteira de identidade da filha. Ela procurou uma unidade instalada no Shopping Iguatemi, em Vila Isabel. "Foi rápido e sem filas. Aproveitei a quinta-feira antes do feriado da Páscoa e vim ao shopping. Sabia que a carteira estava pronta havia um tempo", diz Luciana.
Outro que elogiou o serviço prestado foi o garçom Einar Vinicius, de 24 anos. "Vim pegar a segunda via da CNH. Não precisei ir à sede. Foi mais cômodo", diz.
Publicidade
Novas opções
Publicidade
PORTAL
O portal (www.detran.rj.gov.br)será redesenhado, a fim de tornar mais fácil a navegação. No site, estão as informações sobre serviços do órgão. Haverá área para clientes, com opções exclusivas para quem se cadastrar e acesso a chat online. Teleatendimento (0800-020-4042 e 3460-4042) oferecerá sistema de reconhecimento de voz.
Publicidade
APLICATIVOS
O usuário terá, à sua disposição, aplicativo do Detran no tablet, no telefone celular (sistemas operacionais Android e iOS) ou na TV com acesso à internet. Ele poderá se informar sobre serviços de habilitação, registro de veículos, multas e identificação.
Publicidade
CONSULTA A MULTAS
Serviço de consulta a multas e à pontuação no prontuário de infrações de trânsito. E emissão de 'Nada Consta' da CNH. Recursos podem ser feitos online.
Publicidade
DETRAN E VOCÊ
Lembretes enviados por e-mail avisando sobre: vencimento da CNH e da carteira de identidade; proximidade do prazo de vistoria; agendamento e liberação de documento de identificação. Já os serviços agendados serão avisados por torpedos SMS, sempre na véspera.
Publicidade
AUTOESCOLAS
Os candidatos a motoristas têm acesso a um portal com informações sobre situação e performance das autoescolas.
Publicidade
TOTENS
Terminais para consultas, emissão de guias, documentos e comprovantes; e pagamentos com cartão de débito e de crédito (em até 12 vezes).
Publicidade
MENOS BUROCRACIA
Mais de 50 serviços que eram oferecidos apenas na sede do Detran, no Centro do Rio, agora serão disponibilizados em quatro unidades: Américas Shopping (Recreio), West Shopping (Campo Grande), Center Shopping (Jacarepaguá) e Gávea.
Publicidade
SENHAS
Implantação de sistema de senha integrada ao agendamento.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários