Parque Aquático Julio De Lamare, no Maracanã - Alexandre Brum / Agencia O Dia
Parque Aquático Julio De Lamare, no MaracanãAlexandre Brum / Agencia O Dia
Por O Dia

Após o fechamento há quatro anos, o Parque Aquático Julio de Lamare retomou as atividades esportivas e foi reinaugurado ontem. Graças a uma parceria entre a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), e a Associação Bauruense de Desportos Aquáticos - Rio de Janeiro (ABDA Rio), o espaço foi revitalizado e terá aulas gratuitas de desportos aquáticos e ações culturais e de lazer.

"A reabertura do Julio de Lamare representa uma vitória para o esporte do Rio. Devolver o equipamento à população e aos atletas fluminenses sempre foi um compromisso da nossa pasta. A iniciativa só foi possível porque temos parceiros, como ABDA Rio, que se juntaram a nós para colocar o projeto em funcionamento", afirmou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha.

A reinauguração possibilitará um local de treinamento para a atleta de saltos ornamentais Andressa Mendes, de 20 anos. "Comecei com seis anos vindo no parque aquático. Tenho uma vida no Julio de Lamare. Vinha para cá treinar na piscina de saltos, então foi uma emoção enorme estar aqui hoje e participar da reabertura do Parque Aquático", contou a atleta.

A retomada das atividades no local será dividida em três fases, começando pelo funcionamento da piscina coberta, seguida da ocupação da piscina olímpica e, por último, a utilização do tanque de saltos. No local, funcionarão duas escolinhas de iniciação esportiva - natação e polo aquático, sob a gestão da ABDA Rio. As turmas serão de até 30 crianças, entre os horários das 8h às 11h40 e das 13h30 às 17h40. Na etapa inicial, a expectativa é atender 400 alunos de 5 e 14 anos.

Inicialmente, o parque aquático reiniciará para atividades com as crianças do entorno. "Depois, vamos entregar a piscina olímpica e o tanque de saltos, e com certeza vamos ver muitos atletas se formando aqui", disse o secretário.

A ABDA Rio estará responsável pelas inscrições para as aulas. É necessário que o aluno esteja matriculado em rede de ensino e ter entre 5 e 14 anos. A documentação exigida é Certidão de Nascimento, RG e CPF da criança (se tiver), comprovante de endereço e declaração escolar de matrícula. A ABDA Rio ressalta que não é necessário que o aluno saiba nadar, pois irá aprender durante as aulas. Dúvidas e informações pelo email rio@abdabauru.com.br.

Você pode gostar
Comentários