Após reclamações de moradores pela falta de patrulhamento, soldados circularam ontem nas vias do bairro - Severino Silva
Após reclamações de moradores pela falta de patrulhamento, soldados circularam ontem nas vias do bairroSeverino Silva
Por Bruna Fantti

Após críticas de moradores sobre a ausência de militares nas ruas da Zona Norte, a farda verde-oliva foi vista com mais frequência ontem, nas vias da Tijuca. De acordo com o Gabinete de Intervenção Federal, soldados do Exército já estavam desde a semana passada na Praça Saens Pena e próximo ao Shopping Tijuca, mas não permaneciam o dia todo. Ontem, no entanto, os soldados foram vistos circulando pelas ruas do bairro em patrulhamento das 8h às 18h.

Entre as ruas escolhidas estavam o entorno da Conde de Bonfim e próximo ao Maracanã, áreas com grande número de roubo a pedestres. A escolha das vias que recebem o reforço de militares é baseada no ISPGeo, uma ferramenta de análise criminal. O programa é atualizado duas vezes ao dia. Assim, as polícias podem saber o local da chamada mancha criminal diariamente, ou seja, onde os crimes possuem maior concentração.

Pesquisa conduzida pela Ipso na primeira quinzena de março, divulgada ontem, aponta que a intervenção federal no Rio tem apoio de 75% dos brasileiros. No Sudeste, 72% dos entrevistados são a favor da intervenção, 19% contra e 9% não souberam informar.

A aprovação é maior no Norte, Nordeste (ambas com 83%) e Centro-Oeste (81%). Apenas dois em cada dez entrevistados no Brasil (18%) se posicionaram contra a ação. No Sul, esse número sobe para 33%.

Você pode gostar
Comentários