Por O Dia

Rio - Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos e Cargas (DRFC) e agentes do Ministério Público do Rio (MP-RJ) realizam, na manhã desta quarta-feira, uma operação contra uma quadrilha de roubo de cargas na Zona Norte do Rio. Ao todo, serão cumpridos 12 mandados de prisão. 

A denúncia aponta que, pelo menos desde 2017, os criminosos atuavam em conjunto com a facção Comando Vermelho e dividiam parte dos lucros obtidos com os roubos de carga com traficantes. Em troca, eles se beneficiavam do controle territorial nas favelas Pica-pau, Dick, Ficap e Furquim Mendes, para onde levavam as mercadorias roubadas. Segundo o MP, os acusados davam ainda dinheiro a agentes de segurança pública do Estado para não serem presos em flagrante.

De acordo com as investigações, que começaram há seis meses, a distribuição seria feita por comerciantes e camelôs em diversos pontos da cidade, como no entorno de estações de trem. O MP explicou que os criminosos pagavam uma diária aos ambulantes para venderem a mercadoria roubada.

Alguns dos envolvidos também guardavam os itens em casa e revendiam por meio de redes sociais. Entre os produtos mais visados pela quadrilha estão bebidas, medicamentos, alimentos e eletrônicos. Ao todo, foram registrados 9,4 mil casos de roubo de carga de janeiro a novembro de 2017. Apenas nos 12 primeiros dias deste ano, 281 casos foram contabilizados no estado.

Você pode gostar