Por O Dia

Rio -  A Prefeitura do Rio está oferecendo 1.200 vagas gratuitas para os cursos preparatórios de Ensino Médio Técnico e de Pré-Vestibular. As inscrições vão até o próximo domingo, pela Internet, e as aulas acontecerão em 16 polos instalados em diversos bairros para contemplar todas as regiões da cidade. A ação marca o lançamento do projeto Rio + Prepara Carioca, desdobramento do programa Roda de Conversa Afrodescendente implantado em fevereiro para divulgar serviços, estimular a integração com atividades socioculturais e esportivas, e ainda difundir políticas públicas voltadas ao resgate social e profissional.

Com entrevista social e redação, o processo seletivo para os inscritos será de 9 a 12 de abril, com o resultado divulgado no dia 13. Os contemplados devem entregas documentos e fazer a matrícula já em 16 de abril, primeiro dia de aula dos cursos que vão até novembro, com três horas diárias de atividades de segunda à sexta-feira. Além de alunos que estão concluindo o 9ª ano do Ensino Fundamental ou o 3º ano do Ensino Médio, o projeto contempla quem já terminou os dois segmentos.

"Este projeto é um exemplo do nosso compromisso de dar aos jovens oportunidades para que eles possam descobrir e desenvolver seus talentos e suas vocações. E também uma forma de levarmos a profissionalização para as famílias. Se dúvida, mais um caminho para a construção de uma cidade mais humana, cidadã, participativa e justa", destacou o prefeito Marcelo Crivella.

As vagas serão disponibilizadas em 16 polos distribuídos nos seguintes bairros e comunidades: Jacarezinho, Maré, Cidade de Deus, Rocinha, Complexo do Lins, Honório Gurgel, Realengo, Madureira, Tijuca, Santa Cruz, Vila Cruzeiro, Complexo do Alemão, Triagem e São Cristóvão. São espaços como escolas municipais, parques, Naves do Conhecimento, Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga e a Universidade Castelo Branco.

Roda de Conversa

O Rio + Prepara Carioca foi definido no segundo encontro do programa Roda de Conversa Afrodescendente, idealizado pela Assessoria Especial do Gabinete do prefeito Marcelo Crivella e elaborado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine). O programa conta com apoio do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine) e está sendo fortalecido por parcerias com Organizações não Governamentais e a iniciativa privada, como o Instituto Educafro, que proporcionou as 1.200 vagas e deu origem ao Rio + Prepara Carioca.

O Roda de Conversa Afrodescendente segue com um evento mensal que reúne representantes de grupos afro em palestras, consultoria jurídica gratuita e atividades de incentivo ao diálogo para ouvir as principais necessidades do público e estabelecer estratégias para a construção de garantias de direitos do negro. O próximo evento será neste sábado, 7 de abril, das 14h às 18h, no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, na Rocinha.

Entre as novas ações, estão no forno 400 vagas para oficinas e cursos de capacitação, como os de artesanato, manicure, design de sobrancelhas e reformas do lar, que vai preparar mulheres para cuidarem de suas casas e ainda gerarem renda com mão-de-obra qualificada. “Queremos fazer do Roda de Conversa o maior movimento de garantia de direitos do negro no Rio”, adianta Fátima Malaquias, presidente do Comdedine.

Você pode gostar