Pedregulhos deslizaram de encosta na Ponte Velha e assustaram moradores e motoristas que passavam pelo local. Ninguém ficou ferido   - Divulgação
Pedregulhos deslizaram de encosta na Ponte Velha e assustaram moradores e motoristas que passavam pelo local. Ninguém ficou ferido Divulgação
Por O Dia

Rio - Um trecho da Estrada da Barra da Tijuca foi reaberto, por volta das 7h desta segunda-feira, após o deslizamento de rochas na via. O incidente causou retenções no trânsito, na altura do Elevado do Joá, desde o fim da tarde de domingo. Não houve feridos. Funcionários da Secretaria Municipal de Obras estiveram no local para ajudar a liberar parcialmente a via. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, ainda não há prazo para a liberação total da pista. 

O secretário da Casa Civil, Paulo Messina, e a Fundação Instituto de Geotécnica (Geo-Rio) não afastaram a possibilidade de novos deslizamentos. A Comlurb também atuou na área.

De acordo com o Centro de Operações Rio, o tráfego voltou ao normal, com o acesso à Barrinha sendo feito pela Ponte Velha, em mão única, e a saída do Itanhangá em direção à Barra pela Ponte Nova, também em mão única. No trecho da obra, entre a Barrinha e Itanhangá, apenas uma faixa está liberada ao trânsito.

A prefeitura recomenda que os motoristas evitem sair da Barra da Tijuca pelo Alto da Boa Vista, por causa do estreitamento de pista gerado pelo deslizamento no acesso ao Itanhangá. Já quem passa entre Zona Sul e Alto da Boa Vista pode optar pela Lagoa-Barra e Estrada das Canoas. No trecho entre Zona Norte e Barra, a melhor opção é seguir pela Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá ou Linha Amarela.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, engenheiros especialistas da Geo-Rio já estiveram no local para estudar e elaborar um projeto que garanta a segurança definitiva da área. Inclusive, um drone foi utilizado para mapear a região e auxiliar o estudo. "As medidas emergenciais já foram tomadas para desfragmentar as rochas e proteger a pista (uma contenção com malha de aço foi instalada)", dizia a nota. A Secretaria de Obras disse ainda que apenas com o projeto pronto será possível definir o tempo de duração da obra, o valor e os procedimentos que serão adotados.

 

Você pode gostar