PMs fizeram treinamento tático com militares das Forças Armadas - Tânia Rêgo/Agência Brasil
PMs fizeram treinamento tático com militares das Forças ArmadasTânia Rêgo/Agência Brasil
Por Bruna Fantti

Rio - O Gabinete da Intervenção e a Secretaria Segurança Pública iniciaram ontem, à noite, uma operação para combater o roubo de veículos nas zonas Norte e Sul do Rio, além da Baixada Fluminense e São Gonçalo e Niterói. Intitulada Dínamo, a ação foi planejada em cima dos altos índices de mancha criminal desse crime, utilizando o ISPGeo, ferramenta de análise criminal do Instituto de Segurança Pública (ISP).

A operação não tem prazo para terminar e seu horário será variável. Participam agentes das polícias civil, militar, rodoviária federal, além das Forças Armadas e da Força Nacional.

O secretário de Segurança, general Richard Nunes, comentou a operação no twitter da pasta. "Essas operações serão realizadas conforme planejamento calcado na mancha criminal produzida pelo Instituto de Segurança Pública com base na ferramenta de georreferenciamento. Com isso, sabemos qual o local e o momento mais adequados para aplicar nossa força", afirmou.

No início da operação, Nunes foi para a rua passar instruções para a tropa, ao lado do comandante-geral da PM, coronel Luis Cláudio Laviano, e do chefe da Polícia Civil, delegado Rivaldo Barbosa.

Ontem à noite, o general disse que não irá mais debater com a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) sobre a cessão de 87 policias militares à Polícia Militar. Há uma semana, desde que o secretário pediu a devolução dos agentes, os deputados adiaram a devolução com reuniões. A maior parte dos PMs trabalha na escolta dos deputados. Segundo a assessoria da Seseg, se a devolução não ocorrer até o final de hoje, uma publicação no Diário Oficial será publicada pedindo a apresentação dos policiais à corporação.

A Seseg também pediu um percentual de devolução de policiais cedidos para o Tribunal de Justiça e MP.

Ontem, uma turma com 130 policiais militares iniciou um treinamento de reciclagem coordenado pelo Exército Brasileiro que pretende capacitar cerca de 500 agentes por mês. Os policiais passarão por 40 horas de aulas, que incluem treinamento de progressão em área conflagrada, patrulhamento, abordagens, manutenção de armas e munições, ética e direitos humanos.

A reciclagem começou por policiais do 14º Batalhão de Polícia Militar, que abrange em sua área de patrulhamento a Vila Kennedy, na Zona Oeste. A unidade foi escolhida porque a comunidade recebeu as primeiras ações de estabilização da Intervenção Federal, que espera expandir a reciclagem priorizando batalhões que participam dessas ações.

Você pode gostar
Comentários