Moradores do Salgueiro sentaram no meio do asfalto da Rua Conde de Bonfim, na Tijuca. Eles protestam contra morte de jovem e acusam o Bope - Reprodução vídeo
Moradores do Salgueiro sentaram no meio do asfalto da Rua Conde de Bonfim, na Tijuca. Eles protestam contra morte de jovem e acusam o BopeReprodução vídeo
Por O Dia

Rio - Moradores do Morro do Salgueiro, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, fecharam a principal rua do bairro, a Conde de Bonfim, em protesto pela morte de um jovem na comunidade, na noite desta quinta-feira. Eles acusam o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) pelo homicídio. A manifestação ocupou a via na altura da Rua dos Araújos, no sentido Centro do Rio.

De acordo com relatos, os policiais estavam na área da mata, próximo da divisa com o Morro do Turano. "A UPP alegou que não sabia que o Bope estava no mato trocando tiros", diz uma manifestante, em complemento a outra moradora que revela que houve tiroteio no Salgueiro nesta quinta-feira. O jovem morto teria 20 anos. 

O DIA entrou em contato com a Polícia Militar e a Unidade Polícia Pacificadora (UPP) sobre as acusações dos moradores. Em nota, a PM disse que o Bope fez operação no Salgueiro, mas não deu informações sobre confrontos e a morte. "A operação terminou por volta das 18 horas e não houve prisões, apreensões ou relatos sobre feridos", conclui o texto. Questionada mais uma vez sobre as denúncias e se os policiais serão investigados, a corporação limitou-se a dizer que "o fato deve ser investigado pela Polícia Civil, responsável por investigações." A Polícia Civil ainda não informou se há uma investigação em curso.

De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), a manifestação provocou interdições intermitentes na Rua Conde de Bonfim, altura da Rua dos Araújos. Houve retenções a partir da UPA da Tijuca. A opção em direção ao Centro era a Rua Barão de Mesquita ou a Avenida Maracanã. A PM informou que o protesto aconteceu de forma pacífica e foi acompanhada pelo 6º BPM (Tijuca).

Você pode gostar