Eduardo Valladares, coordenador do Descomplica, recomenda fazer 20 questões de cada matéria por dia para o aluno entrar no ritmo da prova - FOTOS DE Divulgação
Eduardo Valladares, coordenador do Descomplica, recomenda fazer 20 questões de cada matéria por dia para o aluno entrar no ritmo da provaFOTOS DE Divulgação
Por O Dia

Rio - A porta de entrada para a maioria das universidades públicas do país e ferramenta de acesso a programas de financiamento estudantil em instituições particulares, o Enem figura entre as principais preocupações dos estudantes de ensino médio. Faltando pouco mais de seis meses para a prova, que conta com 180 questões e uma redação, é essencial que o aluno faça um planejamento de estudo desde já.

E o primeiro passo para o aluno montar um cronograma é conhecer o edital da prova. "As universidades dão pesos diferentes para as matérias do Enem, conforme o curso escolhido. Então é importante priorizar as disciplinas", explicou Leandro Vieira, professor de sociologia do curso ProEnem.

Outra dica importante do professor é iniciar a semana estudando as matérias com mais dificuldade. "O ideal é começar pela maior deficiência para que o aluno não procrastine aquele conteúdo. Fica mais fácil estudar o que gosta no fim da semana", destacou Leandro.

O coordenador pedagógico da plataforma online Descomplica, Eduardo Valladares, indica a organização do cronograma com duas matérias por dia, mesclando disciplinas de naturezas distintas, como biologia e história. "Em uma métrica de sucesso, o aluno deve fazer 20 questões de cada matéria, ou seja, 40 questões diárias, para entrar na realidade da prova. Os exercícios são a chave do estudo", justificou.

Segundo Leandro Vieira, também é essencial que o candidato estabeleça o horário de acordo com seu ritmo. "Não dá para colocar uma carga diária de conteúdo muito grande, porque fica impossível do aluno estudar e gera uma frustração", ponderou o professor.

Intervalo é essencial

Já o médico e o professor de biologia do ProEnem, Bruno Pires esclarece que o tempo de intervalo não é mito, pelo contrário, ele é essencial. "O cérebro precisa de um intervalo pra limpar as sinapses. Cada pessoa tem o seu tempo, mas com mais de uma hora e meia de estudos o foco já diminui. Eu recomendo que o aluno pare por 15 minutos a cada término de sessão de estudos, faça algo que o relaxe, além de ter um dia de escape", orientou Bruno.

Neste ano, o exame será realizado nos dias 4 e 11 de novembro. No primeiro fim de semana, serão aplicadas as provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. Já no dia 11, será a vez das provas de Ciências da Natureza e Matemática. Mais informações no site do Inep: https://enem.inep.gov.br.

Ainda dá tempo de se preparar

Para quem vai começar a estudar agora, os professores são otimistas. "O vestibular é uma maratona, com velocidade e dedicação o aluno consegue abordar o conteúdo até novembro", destacou Leandro.

O coordenador do Descomplica diz que os fins de semana devem ser aproveitados. "Dá para se preparar com estudo regular durante a semana e um tempo aos sábados e domingos para simulados. Já as revisões devem ser feitas a cada bimestre ou trimestre", disse Eduardo.

Sobre a temida redação, o coordenador recomenda que o aluno treine e não deixe de ler notícias para se manter atualizado. Na opinião dele, um ponto erroneamente abandonado pelos candidatos é a vida social. "Eu comparo o estudante com um atleta: tem o tempo de alongamento, de treinamento e o tempo precioso de lazer".

Confira as dicas

O Enem é uma prova extensa, com 180 questões e uma redação. Portanto, é importante que o aluno faça um plano de estudos. Veja a proposta dos professores:

Faça um cronograma diário de estudo com duas matérias de naturezas diferentes. Comece pelas de maior dificuldade;

Invista nos tópicos que têm mais peso no curso que você irá escolher;

Foque nos exercícios! O ideal é realizar 20 exercícios de cada matéria estudada no dia;

Escolha um local silencioso para estudar e perceba em seu horário biológico os momentos que você mais rende;

Não deixe de conferir as notícias, elas são importantes para você se atualizar para a redação;

Pare para descansar por 15 minutos a cada sessão de estudos e tire um dia para lazer;

Faça simulados do Enem nos finais de semana;

Um mês antes do Enem, faça o máximo de provas de concursos passados que conseguir para treinar.

Você pode gostar
Comentários