Por O Dia

Rio - O Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) começa nesta segunda-feira a aferição anual de taxímetros dos cerca de 33 mil táxis convencionais, os chamados "amarelinhos", que circulam no Rio de Janeiro. Para realizar o serviço, que vai até o dia 18 de dezembro, é preciso que o taxista faça o agendamento de acordo com o final de sua placa com cinco dias de antecedência.

Para isso, basta entrar no site www.ipem.rj.gov.br, escolher a data e efetuar o pagamento da Guia de

Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 52,18. Depois ele deve se dirigir à sede do órgão, que fica na Rua Padre Manoel de Nóbrega 539, em Piedade, munido com a guia do titular, certificado do GNV, no

caso de veículo movido por gás veicular, autorização da prefeitura em caso de permuta, carteira de habilitação e demais documentos do veículo.

De acordo com Manoel Rampini, presidente do órgão, a pista já está demarcada para receber os taxistas, e a aferição do equipamento deve ser feita por todos os profissionais sem exceção, já que o serviço é a garantia do usuário de que o táxi esta dentro das especificações exigidas por lei. Ao final, todos os taxímetros receberão o lacre e o selo de "verificado até 2018".

"É importante ressaltar que os profissionais que não puderem por algum motivo realizar o serviço na data prevista, deverão comparecer à sede regional mais próxima do órgão levando toda a documentação. Vale

lembrar também da possibilidade da cobrança de multa de R$ 600", explicou.

Você pode gostar