Farsante foi preso em flagrante quando os policiais se passaram por pacientes em busca de um atestado - Severino Silva / Agência O Dia
Farsante foi preso em flagrante quando os policiais se passaram por pacientes em busca de um atestadoSeverino Silva / Agência O Dia
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - O enfermeiro Fladimir Terra da Costa, de 55 anos, foi preso pela Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) na tarde desta segunda-feira, na casa dele, na Taquara, Zona Oeste do Rio. Segundo as investigações, ele se passava por médico do trabalho e vendia atestados com valores que variavam entre R$ 50 e R$ 80 cada. Ele foi preso em flagrante quando os policiais se passaram por pacientes em busca de um atestado. Ele teria confessado a venda dos falsos documentos.

Ainda de acordo com a polícia, os documentos eram assinados por Fladimir, mas tinham carimbos e CRM de médicos. O enfermeiro atendia em casa, onde foram encontradas receitas médicas, atestados e carimbos de médicos. A especializada estava investigando a atuação de Fladimir há dois meses, após receberem denúncia. O enfermeiro trabalharia para duas empresas.

"A Decon seguirá com as investigações, e o autor responderá por exercício ilegal de profissão. Com o material apreendido, identificaremos os supostos pacientes que serão chamados para depor. Vamos intimar também os médicos que aparecem nos receituários e atestados", disse a delegada-titular da Decon, Daniela Terra.

No momento da prisão, Fladimir estava em casa com o companheiro, que foi levado como testemunha para a delegacia.

Material apreendido na casa do suspeito - Divulgação

Durante o depoimento, Fladimir — que tem três passagens e três anotações criminais — confirmou que vendia os atestados para quem o procurava. Por semana, pelo menos 10 pessoas iam à casa do falso médico e compravam os documentos.

Durante a busca e apreensão, a polícia encontrou diversos carimbos e atestados em nome de pelo menos cinco profissionais. Entre os documentos, estava um carimbo no nome do médico do trabalho Iranildo Cabral da Costa, 72 anos.

A Decon chamou Costa para prestar depoimento. Na delegacia, o idoso negou conhecer Fladimir. A Polícia Civil descobriu que o médico do trabalho, que tem registro no Conselho Regional de Medicina (Cremerj), nunca teve passagens ou inquéritos na Justiça e descartou sua participação no esquema.

Também durante o depoimento, Fladimir contou que nunca conheceu o médico e que entrou na Internet para pegar o CRM de Costa e se passar por ele. o falso médico foi preso em flagrante e indiciado por estelionato. A Polícia Civil entrou em contato com outros médicos. que deverão prestar depoimentos ainda nesta semana. Se condenado pelo crime, Fladimir pode pegar mais de cinco anos de prisão.

Você pode gostar