Oswaldo aguarda em presídio de Pernambuco a transferência para unidade prisional do Rio - Divulgação
Oswaldo aguarda em presídio de Pernambuco a transferência para unidade prisional do RioDivulgação
Por MARIA INEZ MAGALHÃES

Rio - Oswaldo Lima Filho, de 52 anos, foi preso no Recife, em Pernambuco, quase 20 anos após tentar matar a ex-companheira, Dilma Barbosa e Silva, e assassinar o então atual namorado dela, Jocimar de Almeida, em Piabetá, no município de Magé, na Baixada Fluminense. A prisão aconteceu nesta quarta-feira após ação conjunta entre as polícias Civil do Rio e do estado do Nordeste.

Segundo o delegado Antonio Silvino, titular da 66ª DP, o crime aconteceu em 18 de dezembro de 1999 por motivos de ciúmes. Oswaldo deu cinco tiros de revólver na ex-mulher, recarregou a arma e atirou contra o atual namorado dela, Jocimar de Almeida. Ele morreu e Dilma sobreviveu, mas ela tem sequelas dos disparos até hoje e possui três projéteis alojados no corpo. Na época, o assassino teve mandado de prisão expedido, mas desde então estava foragido.  

Em março de 2018, os familiares de Jocimar compareceram na 66ª DP ao descobrirem que Antonio Silvino, delegado responsável pelo caso em 1999, tinha voltado a trabalhar na distrital. Eles relataram que o criminoso estaria morando no bairro Imbiribeira, cidade de Recife, capital de Pernambuco.

"Por mais tempo de profissão que eu tenha (35 anos), confesso que nunca me aconteceu: começar uma investigação e, 18 anos depois, achar o autor e conseguir que ele fosse preso. Confesso que o abraço da mãe da vítima fatal me fez chorar. Ela disse que confiou em mim desde a primeira vez que me viu. Coisas assim nos fazem continuar", disse, emocionado, o delegado-titular da 66ª DP (Piabetá), Antonio Silvino, que também recebeu abraços dos irmãos de Jocimar momentos após a divulgação da prisão.

Após um mês de investigações, foi descoberto o endereço de Oswaldo na cidade pernambucana e foi solicitado o auxílio da Polícia Civil do estado, que realizou a prisão. O assassino, com mandado de prisão por homicídio e tentativa de homicídio, está preso na cadeia pública da cidade de Abreu e Lima, a 20 km de Recife, aguardando a transferência para o Rio de Janeiro.

Você pode gostar