Por MARIA INEZ MAGALHÃES

Rio - A justiça tarda mas não falha. O ditado popular serve para ilustrar a situação de Oswaldo Lima Filho, de 52 anos, preso na quarta-feira no Recife, em Pernambuco, quase 20 anos depois de tentar matar a ex-companheira, Dilma Barbosa e Silva, e assassinar o então namorado dela, Jocimar de Almeida, em Piabetá, no município de Magé, na Baixada Fluminense.

Segundo o delegado Antonio Silvino, titular da 66ª DP (Piebatá), o crime aconteceu em 18 de dezembro de 1999 por motivos de ciúmes. Oswaldo deu cinco tiros de revólver na ex-mulher, recarregou a arma e matou a tiros o namorado dela, Jocimar de Almeida. Dilma sobreviveu e possui três projéteis alojados no corpo. Além disso, ela tem até hoje dificuldades na fala e outras sequelas por causa dos disparos.

Na época, o assassino teve mandado de prisão expedido, mas desde então estava foragido. Em março desse ano, os familiares de Jocimar compareceram na 66ª DP ao descobrirem que Antonio Silvino, delegado responsável pelo caso em 1999, tinha voltado a trabalhar na distrital. Eles relataram que o criminoso estaria morando no bairro Imbiribeira, cidade de Recife, capital de Pernambuco.

"O delegado Silvino nos ajudou muito na resolução desse caso. A sensação é de alívio na alma, de paz. O Jocimar era um cara honesto, com o nome limpo, eu fiquei muito tempo sem conseguir falar sobre o assunto, sempre me pegava chorando. Nossa mãe ainda é viva, tem 93 anos, e está completamente lúcida. Para ela, essa prisão também deu a sensação de dever cumprido", desabafou o irmão da vítima, Deuscimar de Almeida, de 47 anos.

A prisão também foi motivo de alegria para o delegado responsável pelo caso, Antonio Silvino. "Por mais tempo de profissão que eu tenha (35 anos), confesso que nunca me aconteceu: começar uma investigação e, 18 anos depois, achar o autor e conseguir que ele fosse preso. Confesso que o abraço da mãe da vítima fatal me fez chorar. Ela disse que confiou em mim desde a primeira vez que me viu. Coisas assim nos fazem continuar", disse emocionado.

A detenção aconteceu a partir de ação conjunta entre as polícias Civil do Rio e de Pernambuco, depois de um mês de investigações. Oswaldo, que estava morando no bairro Imbiribeira, tem mandado de prisão por homicídio e tentativa de homicídio. O assassino está preso na cadeia pública da cidade de Abreu e Lima, a 20 quilômetros da capital pernambucana, aguardando a transferência para o Rio de Janeiro.

Você pode gostar
Comentários