Unidade do CAPS Lima Barreto sofre com falta de manutenção - Divulgação
Unidade do CAPS Lima Barreto sofre com falta de manutençãoDivulgação
Por O Dia

Rio - A Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara de Vereadores denunciou a infraestrutura precária no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Lima Barreto, em Bangu, Zona Oeste do Rio. O relato foi embasado em uma visita dos vereadores Luciana Novaes e professor Adalmir na unidade, na última quinta-feira. Entre as principais queixas estão a falta de médicos, psicólogos, assistentes sociais e psiquiatras, além de vazamento de água nos banheiros e salas sem utilização por falta de pintura.

Os vereadores encontraram ainda partes do teto ameaçando desabar, vidros de janelas quebrados e mofo nas paredes. "É mais um descaso que estamos vendo aqui. É um absurdo que a pessoa com deficiência intelectual esteja sendo atendida nessas condições. É necessário que haja uma ação urgente para melhorar a qualidade desse atendimento prestado por estes funcionários com tanto esforço, mesmo diante das condições que estamos vendo aqui", destacou, em nota, a vereadora Luciana Novaes.

O Caps Lima Barreto atende cerca de 750 pessoas. A direção da unidade informou que os atendimentos são mantidos pelo grande esforço de todos os funcionários. "É pelo amor a essas pessoas que não desistimos. Todos os dias temos o dever de ensiná-las e ajuda-las a serem inseridas na nossa sociedade. Quando chove, a gente remaneja para um outro espaço, o que pedimos é socorro", enfatizou.

Caps Lima Barreto está sofrendo com má infraestrutura - Divulgação

Há problemas também do lado de fora da unidade. Parte do muro que cerca o terreno está quebrado e com muito lixo ao redor. Segundo denúncias, usuários de drogas invadem o local para consumir os entorpecentes, causando medo aos pacientes e familiares.

De acordo com a Comissão, um relatório das fiscalizações deve ser enviado ao Ministério Público nos próximos dias. Os parlamentares explicaram que o objetivo é"pedir ao órgão que investigue o descaso encontrado e que medidas sejam tomadas afim de melhorar a qualidade do ambiente e atendimento às pessoas com deficiência intelectual".

Procurada pelo DIA, a Superintendência de Saúde Mental (SSM) informou que há previsão de obras de intervenções estruturais e melhoria do Centro de Atenção Psicossocial Lima Barreto. A pasta destacou que o planejamento para a realização da obra está sendo providenciado.

Comissão da Câmara de Vereadores visitou a unidade de saúde - Divulgação

"A unidade conta com a assistência de equipe multiprofissional, composta por psicólogo, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, assistente social, auxiliar de enfermagem e oficineiro. Sobre a contratação de profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, no dia 9 de abril, um processo seletivo público para a contratação temporária de médicos especialistas para a rede municipal. Entre as vagas disponíveis, estão para os profissionais com especializações em psiquiatria", completou, em nota.

Você pode gostar