No bairro Parque Eldorado, pedestre atravessa ponte que não tem calçada nem guarda-corpo - Marcio Mercante / Agencia O Dia
No bairro Parque Eldorado, pedestre atravessa ponte que não tem calçada nem guarda-corpoMarcio Mercante / Agencia O Dia
Por CÁSSIO BRUNO

Rio - Caminhar e dirigir por alguns bairros de Queimados, na Baixada Fluminense, têm sido tarefa difícil para os moradores da cidade. Sem asfalto, ruas estão intransitáveis em localidades como Jardim da Fonte, Santiago, Vila Central, Santa Rosa e Parque Eldorado. A situação piora quando chove. Além de infraestrutura ruim, há reclamações também de falta de coleta de lixo e de iluminação pública.

Motorista de ônibus, Marcel da Silva, de 45 anos, já perdeu as contas das vezes que parou, enguiçado, por causa de defeitos nos coletivos ocasionados por buracos na pista. A última delas ocorreu no mês passado quando o veículo em que trabalhava quebrou um dos amortecedores. Os passageiros foram obrigados a descer.

"A situação mais grave é Jardim da Fonte. É muito buraco. Tem empresa que muda o itinerário do ônibus para evitar que ele quebre", contou Marcel da Silva.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Queimados possui apenas 47,4% de urbanização adequada de vias públicas, ou seja, com bueiros, pavimentação e meio-fio. Entre as 92 cidades do estado do Rio, ocupa a 31ª posição neste tipo de serviço. Ao todo, o município conta com 145.386 habitantes (população estimada em 2017).

Na Rua Dom Manuel, no bairro Parque Eldorado, os moradores não têm a via asfaltada. Na lixeira a céu aberto, que fica ao lado de um canal, foi possível encontrar uma privada e uma televisão quebradas, além de entulho. No mesmo local, um ônibus está abandonado há pelo menos três meses, segundo os moradores.

"Em 2013, a água da chuva entrou na minha casa", lamentou o aposentado Naziro de Oliveira, de 75 anos, morador de Queimados há 60.

A Prefeitura de Queimados informou que obras estão em andamento em Jardim da Fonte e Parque Eldorado, com previsão de nova pavimentação em 17 ruas e a construção de uma estação de tratamento de esgoto.

Em Santa Rosa, a prefeitura diz que as melhorias na região estavam inseridas no programa Bairro Novo, do governo do estado, mas foram paralisadas por falta de recursos. Em Vila Central, a prefeitura alegou que o projeto básico está pronto e ainda busca apoio financeiro para executá-lo.

Já nos bairros Santiago e Grande Alzira, a prefeitura afirmou que todas as ruas estão pavimentadas, exceto a Luiz Pereira da Silva (em Grande Alzira), o que só deverá ocorrer no ano que vem.

Sobre a coleta de lixo na cidade, a Prefeitura de Queimados disse que o serviço é regular, sempre três vezes por semana.

Você pode gostar
Comentários