Por O Dia

Rio - O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, vistoriou nesta quarta-feira a obra de retirada da laje de uma ponte que corta o Rio Acari, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte. A ponte, construída nos anos de 1980 para permitir transporte de materiais de obra do chamado pré-metrô, atrapalha o escoamento da água do rio e provoca alagamentos. A prefeitura diz que os pilares serão implodidos em cerca se 30 dias para resolver o problema que afeta os moradores em dias de chuva forte.

"As dragagens que nós fazíamos e as demais administrações fizeram não tinham tanto efeito porque essa ponte acabava servindo de obstáculo, de anteparo a toda a sujeira que vinha nas enchentes. Parava aqui e depois entrava na casa das pessoas e ao redor", explicou Crivella.

"Vamos acabar com isso, mantendo esse rio limpo e tirando essa ponte. O morador vai ficar livre das enchentes que destruíam seus móveis, que entrava nas suas casas e estragava os carros", completou o prefeito.

A derrubada da laje deve durar duas semanas, segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação. Dezenove famílias que ocupavam o local com casas improvisadas e comércio foram removidas, mas a Prefeitura do Rio promete pagar a elas o aluguel social.

O trabalho seguinte será o de implosão dos pilares da ponte, que ficam dentro do canal e acabam retendo enorme quantidade de lixo, que inclui pneus, fogões, geladeiras e até carcaças de veículos. Em seguida será feita a limpeza do leito do rio, com a retirada das carcaças e de outros materiais que estão sob o viaduto da Avenida Automóvel Clube. A Rio Águas fará a dragagem do rio até a Baía de Guanabara.

 

Você pode gostar