Estudante foi atingida no braço direito - WhatsApp O DIA (21) 98762-8248
Estudante foi atingida no braço direitoWhatsApp O DIA (21) 98762-8248
Por O Dia

Rio - Uma adolescente foi atingida por uma bala perdida dentro da Escola Municipal Espírito Santo, no bairro Cavalcante, Zona Norte do Rio, na tarde da última quarta-feira. Maria Gabriela Sathler, de 11 anos, brincava com a amiga no pátio do colégio durante a aula de Educação Física quando foi atingida no braço direito. Ela passou por cirurgia no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, de onde deve ter alta amanhã.

A menina sentiu dores e queimação no braço, mas não percebeu que havia sido baleada. Funcionários do colégio entraram em contato com os familiares da estudante e afirmaram não ter chamado a ambulância por pensar ser apenas um machucado. No entanto, após chegarem à instituição, parentes perceberam que se tratava de um tiro.

"Mais uma Maria que sofreu com essa impunidade do Rio de Janeiro", disse a tia da estudante Renata Almeida, referindo-se ao caso de Maria Eduarda Alves, de 13 anos, que morreu após ser atingida por uma bala perdida também dentro de uma escola na Zona Norte da cidade, há um ano.

Escola onde menina foi atingida por bala perdida, em Cavalcanti - Reprodução Google Maps

Ao chegar ao hospital, a menina ainda teve que esperar por horas para ser operada. De acordo com Renata, a sobrinha chegou ao Salgado Filho às 16h e só foi operada 1h desta quinta-feira. "Eles disseram que estavam esperando leito. Realmente o hospital estava muito cheio, mas ainda bem que foi no braço, e não em um órgão. É muito complicado, está todo mundo abalado. A gente pensa que não vai acontecer com alguém da família, alguém muito próximo, mas infelizmente isso pode acontecer com qualquer um aqui no Rio de Janeiro", desabafou a tia da vítima.

Maria Gabriela prestou depoimento aos policias dentro do hospital enquanto aguardava a operação. A menina deve ter alta amanhã. O caso está sendo investigado pela 23ª DP (Méier). O estado de saúde dela é estável. A secretaria municipal de saúde afirmou que o tempo de espera foi ocasionado pela prioridade dos pacientes mais graves e pelos exames e preparação da vítima para a cirurgia.

 

Há um ano, Maria Eduarda morreu em escola vítima de bala perdida

No último dia 30 de março completou um ano da morte da estudante Maria Eduarda Alves da Conceição, de 13 anos, que foi atingida por uma bala perdida dentro da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza, em Acari, na Zona Norte. Os disparos foram feitos por policiais que estavam na comunidade e também mataram dois suspeitos que estavam agonizando na calçada da unidade educacional. Dois PMs foram presos.

Na data, a ONG Rio de Paz fez uma manifestação em homenagem a estudante na Praia de Copacabana, na Zona Sul. Cerca de 50 familiares de 46 crianças vítimas de bala perdida no Rio desde 2007 também participaram do ato.

Reportagem da estagiária Carolini Ribeiro, sob supervisão de Maria Inez Magalhães

Você pode gostar