Segurança do Rio receberá reforço de policiais e viaturas  -  Maíra Coelho / Agência O Dia
Segurança do Rio receberá reforço de policiais e viaturas Maíra Coelho / Agência O Dia
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - A Polícia Militar recebeu 265 viaturas novas nesta quinta-feira. A cerimônia de entrega dos veículos ocorreu, nesta manhã, em frente ao Monumento Mundial aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Parque do Flamengo, Zona Sul do Rio. Os novos carros reforçarão a frota da corporação em diversos pontos do estado, principalmente em vias expressas, na Baixada Fluminense e na Zona Oeste do Rio.

Porta-voz da PM, Ivan Blaz contou ainda que 140 policiais de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) serão realocados para o 9º BPM (Rocha Miranda), 20º BPM (Mesquita) e 7º BPM (São Gonçalo). No lugar entrarão 400 recrutas. Blaz destacou que a corporação priorizou áreas onde há maior índice de criminalidade.

"A chegada das novas viaturas fará diferença para quem vive no Rio. Serão priorizadas áreas com mais assaltos, como Belford Roxo. Vamos fazer uma oxigenação das UPPs. Cada um desses batalhões receberá 40 homens. A prioridade é a retomada do patrulhamento ostensivo", explicou o porta-voz da PM.

Governador Luiz Fernando Pezão participou da entrega das novas viaturas - Foto de Maíra Coelho / Agência O Dia

Ele acrescentou que policiais do administrativo também vão para as ruas. Segundo Blaz, oito mil PMs foram afastados da corporação por aposentadoria ou problemas de saúde. "Teremos uma reavaliação médica dos policiais com um médico da própria PM e das Forças Armadas. Observamos que há fraudes nessas licenças médicas e precisamos reavaliá-las", disse.

Durante a cerimônia, o governador Luiz Fernando Pezão enalteceu o apoio do governo federal e afirmou que a entrega de novas viaturas foi um passo para sair da crise. "Sabemos que é uma luta difícil, mas vamos avançar muito com essa parceria. A população clama por resultados imediatos e isso é uma ansiedade natural, pois ninguém aguenta mais a violência. O estado passa por um momento difícil, mas depois do plano de recuperação fiscal teremos uma porta para sairmos da crise. Aqui está uma prova de que estamos fazendo e começando a colher frutos", reforçou.

Nesta manhã, Pezão voltou a prometer o pagamento do Regime de Adicional por Serviço (RAS), que está atrasado. "Desde fevereiro assumi o compromisso do pagamento do RAS. Ele está retornando após quase dois anos. No que precisarem, vou sempre ajudar. O RAS está disponível, o estado vai fazer um esforço pra colocá-lo em dia", completou.

Assim como o governador, o interventor federal, general Braga Netto, enfatizou que a entrega das viaturas é um "importante passo dado pela intervenção, que é complementar a segurança". "Temos que adotar uma agenda positiva de segurança para que a população tenha esperança e acredite no nosso trabalho. Vamos trabalhar para diminuir os índices de criminalidade. Daqui a pouco teremos a sensação de segurança e um ambiente mais seguro", afirmou.

Você pode gostar