Presos acusados de milícia em Santa Cruz - WhatsApp O DIA (98762-8248)
Presos acusados de milícia em Santa CruzWhatsApp O DIA (98762-8248)
Por O Dia

Rio - As famílias de alguns dos 137 presos durante uma operação contra a milícia estão em frente ao Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira. Eles ganharam liberdade, nesta quarta, após uma decisão do juiz Eduardo Marques Hablitschek, da 2ª Vara Criminal de Santa Cruz. No último dia 19, o magistrado já havia revogado a prisão preventiva do artista de circo Pablo Dias Bessa Martins, também detido na operação policial. 

Às 12h30, os presos ainda não haviam sido soltos. O magistrado determinou ainda a imediata entrega dos fuzis e respectivas munições apreendidos para a Polícia Civil. “Se a nossa sociedade ainda tem que conviver com o uso de fuzis dentro das cidades, que o seja por parte de quem defende seus cidadãos”, destacou.

Em nota, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) informou que não há previsão de soltura. "Serão expedidos os alvarás de soltura um a um, não é um alvará único, por isso, trata-se de um processo que não tem como ser tão rápido, já que todos devem ser expedidos e assinados individualmente. De qualquer forma, mesmo após a chegada dos alvarás, há procedimentos também a serem realizados pela Seap, que fica na ponta final destes procedimentos até a saída dos presos", completou. Já a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) afirmou que está aguardando os alvarás da Justiça.

Na operação policial do dia 7 de abril, houve apreensão de 24 armas de fogo, entre elas fuzis, pistolas, revólveres, granada, 76 carregadores, 1.265 munições de calibres variados, coletes balísticos, fardamentos e toucas ninjas. Também foram apreendidos 11 veículos.

De acordo com o advogado Leonardo Souza, o Ministério Público verificou a existência de diversos excessos cometidos pela Polícia Civil na ação em Santa Cruz, e com um processo de filtragem está tentando salvar parte da operação. 

Leonardo é advogado de Renato Moraes Junior, um dos 137 presos que tiveram a prisão preventiva revogada. "A liberdade foi concedida. Vamos trabalhar para a punição dos culpados. O MP está fazendo uma manobra para encobrir os erros cometidos", contou, dizendo que a ele e a família de Leonardo vão buscar o detido nesta quinta-feira. Em nota, a Defensoria Pública informou que a decisão "corresponde ao início da correção dos graves erros e injustiças ocorridos na operação".

 

Você pode gostar