Por

Por conta dos riscos de assalto, o Detran acatou o pedido de candidatos a motoristas e dos donos das autoescolas do estado do Rio para tornar as aulas práticas noturnas opcionais. A partir de agora, até três, dos quatro treinamentos à noite, previstos em lei, podem ser realizados em sala pelo simulador espécie de videogame que promove experiência semelhante à realidade.

Com a medida, o aluno é obrigado a fazer só uma aula na rua, conforme determina o Conselho Nacional de Trânsito. Instrutores dos Centros de Formação de Condutores são contrários à decisão, pois afirmam que as aulas noturnas nas vias são importantes para a formação qualificada dos motoristas.

Em contrapartida, os alunos reivindicaram o fim da obrigatoriedade ao Detran, alegando que haveria mais segurança e celeridade no processo de aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), já que as aulas pelo simulador são mais rápidas, cerca de 1h30 a menos em comparação com a prática de direção nas ruas.

Para o presidente do Sindicato dos Instrutores do Rio, José Augusto Meireles, o ideal seria cancelar as aulas noturnas por completo. "A solução realmente é terminar com as aulas noturnas. Apenas uma não vai fazer diferença para o candidato. Só vai servir para expor o próprio candidato e instrutor".

 

Você pode gostar
Comentários