Missa em homenagem ao médico surfista , Guido Schaffer , missionário da Igreja Católica que poderá ser canonizado como Santo pela Igreja Católica.  - Maíra Coelho/Agência O Dia
Missa em homenagem ao médico surfista , Guido Schaffer , missionário da Igreja Católica que poderá ser canonizado como Santo pela Igreja Católica. Maíra Coelho/Agência O Dia
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - Pelo menos 300 pessoas – a maioria jovem - participaram, na manhã desta terça-feira, do evento D.I.A (em latim Duc In Altum, que significa buscando águas profundas), na Praia do Recreio, na altura do posto 11. Há exatos 9 anos morria o seminarista e candidato a santo Guido Schäffer, que era carioca e tinha 34 anos. Surfista e médico, ele morreu afogado após convulsão enquanto surfava. Os restos mortais de Guido estão na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e ele já é considerado 'Servo de Deus' pela Igreja.

GALERIA: Homenagem ao 'surfista santo' reúne centenas de fiéis na praia

Como parte da programação, houve a bênção das pranchas feita pelo arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta; missa celebrada pelo padre Jorjão e por Dom Roberto Lopes. Este é o delegado para a Causa dos Santos no Rio de Janeiro e quem está à frente do processo de canonização de Guido. Ao fim do evento, houve a tradicional roda de oração no mar e um surfe comemorativo lembrou os últimos momentos vividos por Guido.

“Estamos na parte mais tranquila dessa investigação, pois os últimos três anos colhemos as provas. No dia de Nossa Senhora das Graças, 27 de novembro, foram entregues cinco volumes do processo de canonização em Roma. Agora, estão checando os materiais e o próximo passo será o cardeal nomear os teólogos e médicos para comprovarem os testemunhos. Temos muitas provas, um conteúdo muito rico sobre o caso do Guido, que está sendo conhecido pelo mundo. O Guido é o São Francisco carioca, o São Francisco do Século 21”, disse dom Roberto.

Missa em homenagem ao médico surfista , Guido Schaffer , missionário da Igreja Católica que poderá ser canonizado como Santo pela Igreja Católica. - Maíra Coelho/Agência O Dia

Centenas de jovens participam do evento no Recreio

Entre as centenas de jovens que participam do evento está o estudante de medicina Kim Brum, de 22 anos, que estuda em Petrópolis, Região Serrana do Rio. Ele atribui a entrada na faculdade a Guido. “Por dois anos tive dificuldade em passar no vestibular. Mas, em 2015, fiz o pedido ao Guido e passei em 2016. Naquele mesmo ano, minha namorada (Roberta Dezan) passou em primeiro lugar também para medicina e, por isso, criamos um grupo de oração na faculdade para agradecer a Deus e a Guido”, contou Kim.

Já considerado pela igreja 'Servo de Deus' Guido era seminarista e médico - Reprodução Internet

Para a irmã do candidato a santo, Angela Shässer Isnad, de 47, muitos jovens rezam para Guido porque a história dele é muito atual e porque vivem os mesmos desafios que o seminarista viveu. “Os jovens o procuram porque ele viveu os mesmo desafios que estão vivendo como os medos da idade, a vontade de entrar para uma faculdade. Tem muita gente que nos escreve dizendo que estão fazendo cursinho para entrar para a faculdade e rezam pedindo ajuda a ele. Os jovens encontram apoio no Guido”, revela Angela.

Já a enfermeira Monike Gomes de Castro, de 35, afirma que a mãe foi curada de um câncer pela intercessão do surfista e médico. Ela contou que foi amiga dele quando era seminarista na Igreja de Santa Edwiges, em Brás de Pina, Zona Norte do Rio. “Guida orava pelo meu avô que estava doente. Ele foi um canal de graça pra nossa família . Minha mãe teve câncer e entramos em intercessão por meio dele e, graças ao Guido, ela precisou fazer apenas uma cirurgia, não teve que passar nem pela radioterapia e nem pela quimioterapia”, disse Monike.

Ela conviveu com Guido quando ele era seminarista na Igreja de Santa Edwiges um ano antes do rapaz morrer. “Nesse tempo, ele frequentava a nossa casa. Meu irmão antes de entrar pra igreja surfava com ele, que até o presenteou com uma prancha. Eu, como amiga, abuso nos pedidos. O planos de Deus para o Guido são muito maiores no céu que na terra”, acredita Monike, que está grávida de 4 meses e também agradece ao rapaz pela vida do bebê.

Segundo Luiz Montclair, gerente do Ambulatório da Providência, projeto criado por amigos de Guido em São Cristóvão, na Zona Norte, a homenagem ao surfista é a oportunidade de mostrar o belo trabalho — inspiração do padre — que atende moradores de rua, às quartas e sextas-feiras. Eles recebem assistência médica, espiritual e roupas.

"O projeto do Guido não se restringe apenas a darmos comida ou roupas. Resgatar a dignidade e a fé é a principal característica da nossa ação", conta Montclair.

"Ele, como médico, me dizia: 'Eu tenho pena dos doentes que sofrem e mais ainda dos doentes que estão marginalizados e dos que não têm como se tratar", disse Maria Nazaré Schäffer, mãe de Guido, que era uma das mais emocionadas durante o evento. Durante todo o tempo, dona Nazaré recebia o carinho de pessoas presentes na homenagem.

Após uma cirurgia, Tatiana Ribeiro, amiga de Guido, disse que teve uma complicação médica e quase morreu. Segundo a mulher, a mãe teria intercedido ao santo surfista pedindo que os médicos achassem a descoberta do problema. "Ela (mãe) fez uma oração, e os médicos tiveram um sinal, descobrindo o problema. Só assim o tratamento começou", lembrou Tatiana. Segundo ela, esse "foi um dos grande milagres do Guido". "Ele fez e tem feito coisas maravilhosas para mim", conta a mulher.

O arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, explicou a importância do exemplo de homens e mulheres que se tornaram santos.

"Esse são os santos finais que Deus permite que aconteça (na terra) para que possamos louvá-lo. Para que possamos usar essas graças para converter e para que possamos viver melhor em uma vida tranquila".

Você pode gostar