Chapa 1 do Salgueiro é composta por Regina Celi e Jô Casemiro - REPRODUÇÃO do FACEBOOK
Chapa 1 do Salgueiro é composta por Regina Celi e Jô CasemiroREPRODUÇÃO do FACEBOOK
Por CÁSSIO BRUNO

Rio - A presidente da Acadêmicos do Salgueiro, Regina Celi, entrou ontem com um recurso no Tribunal de Justiça do Rio contra a decisão que suspendeu a eleição para escolha do presidente da Diretoria Executiva da escola de samba, marcada para domingo.

A liminar de suspensão foi concedida pelo juiz Sergio Wajzenberg, titular da 2ª Vara Cível da capital, que acatou na quarta-feira o pedido do candidato André Vaz, da chapa opositora. Ele disputaria o cargo de presidente da agremiação com Celi. Na eleição, também seriam escolhidos, além do vice-presidente, quinze membros do conselho deliberativo do Salgueiro.

"Na data respectiva não se poderá levar a feito qualquer ato (administrativo) objetivando a realização do pleito nos termos do estatuto respectivo", escreveu o juiz.

O candidato André Vaz denunciou supostas irregularidades no processo eleitoral do Salgueiro, entre elas, o fato de que Celi estaria concorrendo à reeleição pela terceira vez, o que seria proibido pelo estatuto da agremiação, que só admite uma recondução.

Na ação, o opositor também argumentou que sócios beneméritos, que fazem parte da chapa de Regina, não poderiam concorrer para o conselho deliberativo, uma vez que já são membros natos. Além disso, Vaz afirmou que há irregularidades no cadastro de eleitores, como inclusão de sócios falecidos e nomes em duplicidade.

A presidente do Salgueiro negou, em nota, as acusações e busca judicialmente derrubar a liminar e manter a data programada para o pleito. Segundo ela, há muitos projetos para serem feitos na escola.

"Eles só sabem fazer acusações levianas, nós temos que saber se queremos acreditar nisso. O Salgueiro não é simplesmente uma avenida", defendeu Regina Celi.

Já André Vaz comentou em uma rede social que a luta é "por uma eleição transparente e democrática, que é o que o Salgueiro merece". Na postagem, publicada na página do Facebook da chapa do candidato, 'A chama que não se apaga', ele ponderou ainda que "há dez anos a presidente se vale de artifícios para se manter no poder".

"Chegou a hora de mostrarmos aos salgueirenses a verdade que se esconde por trás de todos esses mecanismos usados pela senhora Regina Celi. O Salgueiro tem dúvidas, que não são poucas, e nós podemos comprovar", apontou André Vaz, no texto.

Você pode gostar