Delegado Rodrigo Moreira da 20ª DP mostra as fotos dos suspeitos de praticarem assaltos com facas - Daniel Castelo Branco
Delegado Rodrigo Moreira da 20ª DP mostra as fotos dos suspeitos de praticarem assaltos com facasDaniel Castelo Branco
Por WILSON AQUINO

Rio - Na sala do delegado Rodrigo Moreira, um quadro de cortiça exibe os retratos de cinco homens. "É pra não esquecer deles. Almoço na rua todo dia. Vai que eu encontro um deles?", explica o titular da 20ª DP (Vila Isabel).

Os homens das fotos, cujas fisionomias o delegado tenta memorizar, são suspeitos de 13 roubos na região da Grande Tijuca nos últimos 30 dias. Uma característica comum entre eles é o fato de usarem facas para cometer os crimes.

Um dos criminosos, Hilton Marcos Noschang da Costa, 20 anos, contra quem existem três mandados de prisão, é o mais agressivo de todos. "Foi reconhecido em cinco inquéritos policiais. E as vítimas foram unânimes. Falaram: o loirinho de olhos claros era o mais violento", afirmou o delegado, lembrando as palavras que lhe disse uma das vítimas subjugada pelo bandido. "O Hilton, com a faca na mão, ameaçava: 'vou esfaquear. Estou cheio de ódio no coração e pra te matar não custa muito'", contou o delegado.

Na noite de 24 de abril, no Andaraí, Hilton abordou uma jovem. Como a vítima não escutou o pedido de parar, porque estava com um fone de ouvido, o bandido a esfaqueou na axila. "Foi tentativa de latrocínio. O roubo ele consumou. E, felizmente, a moça sobreviveu", disse o delegado. O mesmo criminoso também estaria envolvido com traficantes do Morro do Gambá, no Lins de Vasconcelos, e com ladrões de carga. O Portal dos Procurados oferece recompensa de R$ 1 mil por informações que levem as prisões de Hilton Marcos, Edimar da Conceição Barreto, de 26 anos, e Marcelo Veríssimo Pedrosa, 35. "É possível que os três façam parte da mesma quadrilha. Mas não tenho elementos para afirmar isso", diz o delegado Rodrigo Moreira, que também não descarta a hipótese de os procurados pertencerem a quadrilhas diferentes, que preferem usar armas brancas em seus crimes. O delegado explica a opção dos bandidos. "É mais fácil arrumar uma faca do que revolver ou pistola e portar arma de fogo é crime. Faca, não", afirma Moreira, ressaltando que ainda existe a questão legal. "Mudaram a legislação e ampliaram em dois terços a pena para quem pratica roubo com arma de fogo, que é de quatro a 10 anos. Mas, mantiveram como roubo simples o mesmo crime cometido com faca".

O delegado disse que quem tiver informação sobre os bandidos pode denunciar pelo WhatsApp da Delegacia, o 99731-9522. A 20ªDP também tem Facebook.

Você pode gostar
Comentários