Importante centro de abastecimento, o Cadeg também se destaca pela gastronomia - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Importante centro de abastecimento, o Cadeg também se destaca pela gastronomiaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - O Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg), em Benfica, foi tombado como Patrimônio Oficial Público do Rio de Janeiro após aprovação da Câmara Municipal. O projeto de lei foi proposto pelo vereador Thiago K. Ribeiro (PMDB). O vice-presidente do espaço popularmente conhecido como Mercado Municipal, Armed Nemr, de 55 anos, revela que a decisão vai beneficiar o poder de negociação do centro. "Além do reconhecimento simbólico tão almejado, vamos aproveitar o tombamento para negociar novas parcerias e buscar a isenção fiscal, junto à prefeitura", declarou o vice-presidente do Cadeg.

Construído em 1962, o Mercado Municipal é o maior distribuidor de flores do estado, com quase 100 mil m² de extensão. O local também é reconhecido como grande pólo gastronômico e agrícola da cidade. Para Thiago K. Ribeiro, autor da Lei nº 6.349/2018, a importância histórica do Cadeg não pode ser deteriorada. "A ideia da Lei é proteger a edificação de qualquer destruição e descaracterização", explicou o vereador.

Entretanto, o pré-candidato a deputado federal pelo PSOL e frequentador do espaço, Marcelo Freixo lembra que "não adianta tombar como patrimônio se não houver tratamento compatível por parte do Estado". Segundo o parlamentar, o Cadeg deveria receber investimentos à altura de um dos espaços mais democráticos da cidade.

Você pode gostar
Comentários