Aviso da PM sobre boato envolvendo a corporação - Reprodução / Twitter
Aviso da PM sobre boato envolvendo a corporaçãoReprodução / Twitter
Por O Dia

Rio - A crise de abastecimento no país, provocada por causa da grave nacional dos caminhoneiros iniciada na última segunda, está provocando uma enxurrada de boatos na Internet. É verdade que muitos serviços estão sendo racionados por causa da diminuição da oferta de combustíveis, mas isso não é uma unanimidade! Uma das "vítimas" desses boatos foi a Polícia Militar do Rio.

Mensagens propagadas na redes sociais davam conta de que as viaturas da PM fluminense poderiam parar de rodar por causa da greve. A corporação correu para desmentir a informação.

"É boato que nossas viaturas estão sem abastecimento. Estamos realizando o patrulhamento normalmente. As viaturas são abastecidas dentro das nossas unidades", a Polícia Militar postou, em seu perfil no Twitter.

As escolas estaduais também ficaram na mira dos boateiros de plantão. Eles alegaram que os colégios público do Rio não iriam funcionar nesta sexta pelo mesmo motivo. Resultado? A Secretaria estadual de Educação teve que desmentir a história.

"Existe uma notícia falsa circulando em algumas redes sociais com a informação de que as escolas da rede pública estadual não funcionarão nesta sexta-feira (25/05). Por favor, se receber esta informação não circule e informe a quem lhe enviou que é uma notícia falsa", a secretaria publicou, em seu perfil no Facebook.

É verdade!

Enquanto a central do boatos funciona plenamente, o DIA listou uma série de serviços que estão sendo afetados por causa da greve. Nessas informações você pode acreditar!

TRANSPORTES PÚBLICOS

ÔNIBUS: De acordo com o Rio Ônibus, a falta de óleo diesel fez com que apenas 67% da frota rodoviária circulasse nesta quinta-feira. As empresas estão sob risco de falta total de combustível.

BRT: No BRT, houve contingenciamento de 50% da frota de articulados, e a concessionária fechou diversas estações em dois corredores do sistema. No TransCarioca ficou fechado o trecho entre Madureira e Galeão. No TransOeste, todas as estações na Avenida Cesário de Melo também não abriram.

A partir das 16h desta quinta, o Consórcio afirmou que foi necessário fazer um novo ajuste da frota, com aumento dos intervalos.

BARCAS: ACCR Barcas informou que o trajeto entre o Rio de Janeiro e Niterói será interrompido neste fim de semana. Diversos horários de embarque nas linhas Charitas - Praça XV; Cocotá - Praça XV e Paquetá - Praça XV também foram cancelados.

AVIAÇÃO E AEROPORTOS

O Galeão e o Santos Dumont ainda não foram afetados pela falta de combustível. A recomendação é de que os passageiros cheguem mais cedo aos aeroportos, devido ao risco de manifestações. Os viajantes também devem acompanhar os status de seus voos pela internet.

ALIMENTAÇÃO

CEASA: Nesta quinta, 95% das lojas ficaram fechadas.

SUPERMERCADOS: As unidades estão tendo dificuldades para se reabastecer com produtos perecíveis. Grandes redes de supermercados, com galpões próprios, terão mais facilidade; mas pequenos varejistas podem ter problemas.

Em todo o Brasil, a rede de supermercados Carrefour estabeleceu um limite de aquisição de cinco unidades de um mesmo item por compra. Grandes redes, como Hortifruti e Extra colocaram placas com avisos sobre a dificuldade de reposição de determinados produtos. O Mundial também disse estar tendo dificuldades na reposição de produtos frescos nas prateleiras.

SERVIÇOS PÚBLICOS

COMLURB: A companhia disse que tem tido seu trabalho prejudicado e vem encontrando dificuldades para abastecer seus caminhões. Além disso, 15 veículos tiveram os vidros danificados devido a piquetes. "A prioridade é a coleta domiciliar, que está sendo feita normalmente", diz a empresa.

O lixo chega normalmente às cinco Centrais de Transferência de Resíduos, mas piquetes e bloqueios estão causando dificuldades no transporte dos caminhões até o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR-Rio), em Seropédica, na Baixada Fluminense

CEDAE: Os bloqueios de carretas nas estradas causam dificuldade de entrega de produtos químicos para o tratamento de água em estações. A empresa pede que a população economize água até que a entrega dos produtos seja normalizada.

LIGHT: Apenas serviços essenciais e emergenciais devem ser prestados. O fornecimento de energia não deve ser afetado. Entre os serviços que deixarão de ser feitos estão os que são agendados, como instalações de relógios de luz e reparos na rede que não oferecem riscos.

CORREIOS: A empresa suspendeu a postagem de Sedex com hora marcada e aceita postagem de encomendas Sedex convencional e PAC, mas foram acrescidos cinco dias úteis ao prazo de entrega. O aumento também vale para serviços internacionais, malotes, cartas, FAC, impressos, mala direta, e outros serviços. 

BANCOS

Os caixas eletrônicos das agências podem ficar desabastecidos de dinheiro durante a paralisação. Segundo o Sindiforte, dos empregados em Transportes de Valores, Carro-forte e Escolta Armada, os carros têm estoque até o próximo domingo.

A empresa TecBan, responsável pelos caixas 24h, também afirmou que pode haver suspensão do abastecimento dos caixas eletrônicos.

UNIVERSIDADES

A Rural, a Facha e a Uerj cancelaram as aulas desta quinta. A UFF disse que não se posicionaria sobre o cancelamento das aulas, e que a questão fica a critério de cada professor. A Unirio, a Veiga de Almeida, a PUC e a Estácio funcionam normalmente.

Você pode gostar