Obras de novo condomínio na Mangueira em 60 dias

Segundo prédio do IBGE na Rua Visconde de Niterói, na Mangueira, foi abaixo neste domingo

Por Bernardo Costa

Implosão do prédio do IBGE na Mangueira
Implosão do prédio do IBGE na Mangueira -

Rio - Depois de 46 minutos do início do vestibular da Uerj, às 9h46, o segundo prédio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Rua Visconde de Niterói, na Mangueira, foi abaixo. O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, acompanhou a implosão ontem e deu prazo de 60 dias para o início das obras do Minha Casa Minha Vida que será construído no terreno.

"Nesses edifícios, viviam centenas de famílias em condições sub-humanas há mais de 20 anos. A previsão é que, no prazo de um ano, os apartamentos fiquem prontos", garantiu Crivella. Foram necessários 200 quilos de explosivos para a derrubada da estrutura. Durante a operação, 800 moradores foram retirados de seus imóveis por motivo de segurança.

No novo condomínio, serão realocadas as 256 famílias que moravam nos edifícios demolidos. O primeiro deles foi derrubado no dia 13 de maio. "O projeto das casas já está aprovado. Teremos ruas, praças e até piscina", completou o prefeito.

Segundo Crivella, há negociações para a construção de outros Minha Casa Minha Vida na Mangueira, nos terrenos das empresas Alcoa e Red Indian. Ao todo, os empreendimentos terão mais de 1,2 mil apartamentos.

De acordo com a secretária municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Verena Andreatta a prefeitura estuda a possibilidade de construir áreas comerciais dentro dos condomínios que serão erguidos na Mangueira. "A proposta é termos quiosques para que os moradores possam explorá-los comercialmente".

"Me senti liberta ao ver o prédio cair. Foram muitos anos em situação precária, carregando balde de água e convivendo com falta de luz e alagamentos", contou a estudante Ana Luiza Calixto, 22, ex-moradora do prédio do IBGE.

 

Galeria de Fotos

Implosão do prédio do IBGE na Mangueira fotos Severino Silva
Segundo prédio onde funcionava o IBGE, perto do campus Maracanã da Uerj, foi demolido 46 minutos após o início da prova Cesar Sales/Parceiro/Agência O Dia

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro