Por O Dia

Rio - Quem ainda não tomou a vacina contra a gripe só tem até sexta-feira para garantir a imunização. A campanha foi ampliada por conta da greve dos caminhoneiros. No Rio, a procura ainda é baixa. A cobertura vacinal em todo estado está em apenas 47%. A meta é imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas.

Só 24% das crianças foram vacinadas e entre as gestantes somente 35%. Já entre os idosos, o número é um pouco maior, cerca de 58%. "Contamos com o envolvimento de todos e agora ganhamos mais alguns dias para a vacinação. A gripe não é uma doença grave, mas entre os grupos prioritários pode se agravar, sim, e a vacina é uma das melhores formas de evitar que isso aconteça", afirmou o secretário de Saúde, Sérgio Gama.

Devem tomar a vacina gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas.

De janeiro até 22 de maio, foram 384 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado, sendo nove deles causados pelo vírus da gripe H1N1 e 19 provocados pelo vírus H3N2.

Você pode gostar
Comentários