Marcelo Crivella - Edvaldo Reis / Prefeitura do Rio
Marcelo CrivellaEdvaldo Reis / Prefeitura do Rio
Por O Dia

Rio - O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, abriu oficialmente, nesta terça-feira, a Velo-City, maior conferência mundial sobre bicicleta, que acontece de hoje a sexta-feira no Armazém 3 do Pier Mauá, na Zona Portuária. É a primeira vez que o evento, lançado nos anos 80, ocorre na América Latina. Durante quatro dias, serão debatidos temas relacionados à sustentabilidade e à inclusão, com foco na bicicleta como transporte e no seu papel de promoção da saúde, da preservação do meio-ambiente e do bem-estar.

"Todos nós queremos um Rio culto, poderoso, rico, mas também justo, humano e inclusivo. E a bicicleta inclui. A bicicleta é a maneira em que o rico e o pobre se deslocam na mesma velocidade, e com grandes benefícios para nós. Nosso trânsito está cada dia mais confuso, e nós temos também muita poluição. Aliás, o mundo inteiro espera que o Rio de Janeiro esteja incluído nesse movimento de sustentabilidade. Temos interesse, sim, que o Rio de Janeiro tenha mais ciclovias, porque é uma das cidades com grande rede e que pretende ampliar", afirmou o prefeito, em conversa com os jornalistas.

Em seu discurso de abertura do evento, Crivella destacou a importância de se debater o transporte por bicicleta como forma de evolução da cidade. "É a maneira mais barata de preservar o meio ambiente e a saúde. E de aumentar a qualidade de vida, com menos trânsito e menos poluição", ressaltou.

O presidente da ECF (Federação Europeia de Ciclistas, na sigla em inglês), entidade parceira da Prefeitura do Rio na organização da Velo-City 2018, saudou a iniciativa da cidade em sediar a conferência. Segundo Christophe Najdovski, que é também vice-prefeito de Paris para assuntos relacionados à mobilidade, “a maioria das cidades no mundo enfrenta os mesmos desafios: ser sustentável e reduzir a emissão de gases poluentes, e a bicicleta é a resposta para essas questões”.

"Existe grande potencial para desenvolver o ciclismo em nossas cidades. Temos que compartilhar essa convicção a todos os cidadãos e espalhar decisões de governo nesse sentido", afirmou Najdovski.

O presidente da Riotur, Marcelo Alves, deu boas-vindas a todos os participantes e convidou os estrangeiros a conhecer a cidade de bicicleta.

"A bicicleta está relacionada com a vida do carioca, com o seu dia a dia. Andar de bicicleta é um convite a viver o Rio de lado a lado. E a bicicleta leva a lugares fantásticos na cidade", destacou.

Você pode gostar