Diversos pontos do Rio receberam iluminação verde e amarela para a Copa do Mundo - Paulo Araújo / Divulgação
Diversos pontos do Rio receberam iluminação verde e amarela para a Copa do MundoPaulo Araújo / Divulgação
Por O Dia

Rio - A bola começa a rolar nesta quinta-feira para mais uma Copa do Mundo, onde 32 times vão disputar o campeonato que movimenta torcidas nos quatro cantos do planeta. No Rio, a Prefeitura montou um esquema especial de prestação de serviços que reúne diversos órgãos em ações de controle de trânsito, limpeza e segurança para os que vão acompanhar os jogos na rua Alzira Brandão, o tradicional Alzirão, na Tijuca, ou mesmo no Boulevard Olímpico, na Praça Mauá, pela primeira vez presente no campeonato.

Além de exposições sobre o futebol em cartaz no Castelinho do Flamengo e no Centro de Artes Calouste Goubenkian, a Secretaria Municipal de Cultura instalou telões em espaços culturais para o público torcer pelo Brasil, com direito a shows gratuitos antes e depois das partidas. Outra novidade é a iluminação em verde e amarelo, implementada ontem pela Rioluz em pontos turísticos como o Aterro do Flamengo.

Trânsito

O esquema da CET-Rio começa nesta quinta, com interdições em 13 ruas e avenidas do entorno do Boulevard Olímpico, das 8h às 21h, o mesmo acontecendo nos dias de jogos do Brasil. No Alzirão, a interdição será nos dias de disputas da seleção brasileira, das 12h às 22h.

Segurança

Envolvendo ao todo 692 guardas em ações de ordenamento urbano e trânsito, a operação da GM-Rio acontece no Boulevard hoje e nos dias de disputa do Brasil, quando também haverá atuação no Alzirão. Os guardas começam a atuar entre duas e quatro horas antes de cada partida, reforçando ainda os pontos de bloqueios estabelecidos pela CET-Rio.

Limpeza

Nos dias de jogos do Brasil, a Comlurb atuará no Alzirão com um time de 42 profissionais (36 garis e seis fiscais e agentes ambientais), se revezando em três turnos das 6h às 2h. Para incentivar o descarte correto do lixo, serão distribuídos 90 contêineres de 240 litros na Alzira Brandão e ruas do entorno.

Cultura

Com decoração temática, transmissões em telão e mesas e cadeiras para o público, cinco espaços culturais oferecerão eventos gratuitos nos dias de jogos do Brasil. A Areninha Carioca Renato Russo, na Ilha do Governador, terá até espaço kids, com roda de samba antes e após o jogo de estreia da seleção brasileira contra a Suíça. A Lona Cultural Terra, em Guadalupe; e as arenas Jovelina Pérola Negra, na Pavuna; Dicró, na Penha Circular; e Jacob do Bandolin, no Pechincha, terão programação semelhante.

Copa Verde

Também em clima de Copa do Mundo, a Subsecretaria de Esporte e Lazer concluiu ontem a Copa Verde, que agitou, nas últimas três semanas, as 24 vilas olímpicas da Prefeitura. Entre alunos, familiares e professores, o evento reuniu mais de 10 mil pessoas na competição da produção de painéis de materiais recicláveis para retratar a cultura de países que participam do torneio mundial. O ouro foi para o Japão, produzido pela equipe da Vila Olímpica do Caju que, como prêmio, visitará o Maracanã no dia 4 de julho.

Você pode gostar