Anualmente, o projeto Cine Pensi, do Colégio Pensi, exibe filmes com conteúdo educativo, nos fins de semana, nas salas de cinemas da cidade - Divulgação/ Pensi
Anualmente, o projeto Cine Pensi, do Colégio Pensi, exibe filmes com conteúdo educativo, nos fins de semana, nas salas de cinemas da cidadeDivulgação/ Pensi
Por FRANCISCO EDSON ALVES

RIO - Prepare a pipoca e o caderno de anotações. Além de proporcionar entretenimento, os filmes são uma ótima forma de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para novembro. Pelas películas, os estudantes adquirem mais conhecimento sobre momentos históricos nacionais e internacionais. Para ajudar os alunos, o DIA ouviu professores de História que deram 30 dicas de longas-metragens (lista abaixo). Os títulos se traduzem em informações valiosas, que acabam sendo cobradas nas provas.

O professor do curso Poliedro, Rodolfo Neves, que sugeriu 13 filmes, ressalta que os conteúdos podem ajudar também em questões de outras matérias, como Geografia, Direitos Humanos e até Biologia. "Não somente o que se aprende nas apostilas e anotações deve compor o repertório cultural e a bagagem de conhecimento do estudante", justificou.

Abordar o teor histórico, a partir de uma linguagem audiovisual, que trate de hábitos e costumes, também é sugerido pelo professor do ensino médio do Colégio Notre Dame-Recreio, Pablo Hernandez.

"Em pesquisa para a minha tese de Doutorado, denominada 'Nas telas e nas mentes', que atualmente desenvolvo na Universidade Federal do Rio (UFRJ), trabalho justamente com a relação entre cinema e história. Relação que considero muito importante para a compreensão do mundo contemporâneo", afirmou, lembrando que as gerações mais jovens se adequam melhor à narrativa construída a partir de enredos e dramatizações das telonas.

O professor de História do Colégio Pensi, Marcelo Tavares, destaca que em todos os anos o projeto Cine Pensi exibe filmes em fins de semana, em salas de cinemas da cidade. "Como o Odeon, onde aconteceram as três últimas edições. No final dos filmes, há debates", detalhou Marcelo.

Segundo ele a dica é: "Estude, depois consolide o aprendizado com o filme", recomendou. "Estudar história é questionar, relacionar, comparar e identificar conquistas da sociedade em relação a direitos políticos, sociais e avanços tecnológicos e seus efeitos. O Enem exige a consciência do candidato acerca desses tipos de evoluções".

Você pode gostar
Comentários