Biblioteca Nacional reabre nesta segunda-feira após quatro anos fechada

Cerimônia de entrega oficial do equipamento terá concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica

Por

A Biblioteca Nacional (BN), cartão postal do Rio e uma das maiores do mundo, está com todo seu esplendor de volta, após 4 anos de reformas
A Biblioteca Nacional (BN), cartão postal do Rio e uma das maiores do mundo, está com todo seu esplendor de volta, após 4 anos de reformas -

rio - Após passar quatro anos coberta por tapumes e lonas, a Biblioteca Nacional (BN) voltará a funcionar. A entrega oficial ocorrerá em cerimônia marcadas para as 18h de hoje no salão da Biblioteca, com concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica. O Ministério da Cultura investiu R$ 10,7 milhões do Fundo Nacional de Cultura na obra de restauração, que durou 18 meses.

"Além do brilho arquitetônico e do valor histórico e turístico do edifício, a instituição é responsável pelo patrimônio bibliográfico e documental nacional", disse Sérgio Sá Leitão, ministro da Cultura.

A reforma ocorreu sem interromper o funcionamento do espaço. A Biblioteca Nacional é a 7ª maior do mundo e a maior da América Latina. Mensalmente, o acervo conta com o acréscimo de 2 mil volumes de obras gerais. Só no ano passado, a BN recebeu quase 100 mil pessoas. De janeiro a maio deste ano, foram quase 25 mil visitantes.

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro