Animação no Dia do Santo Festeiro

Cidades comemoram São João, e festas juninas serão realizadas até fim de agosto

Por

Quadrilha Buraco Quente é atração na Feira de São Cristóvão
Quadrilha Buraco Quente é atração na Feira de São Cristóvão -

Cidades que têm São João Batista como padroeiro comemoraram ontem, com quentão e quadrilha, a data em que se celebra um dos santos mais populares dos festejos juninos no Brasil. Teve 'arraiá' em São João de Meriti, Nova Friburgo, Macaé e São João da Barra. Para quem não curtiu, ainda há tempo para o arrasta-pé. O Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzada, em São Cristóvão, tem programação para os forrozeiros até agosto.

Em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, foram feitas duas festas na Paróquia de São João Batista, uma no dia 15 e outra ontem. A programação contou com atrações musicais e quadrilhas. Todos os shows ocorreram após as missas.

Já em Nova Friburgo, na Região Serrana, a festa começou no dia 20 e só terminou ontem. Os quatro dias de comemoração tiveram missas pela manhã e pela tarde, além de shows à noite. A Praça Demerval Barbosa Moreira, que fica na frente da Catedral de São João Batista, estava repleta de comida típica, bandeirinhas, balões e muitos shows, incluindo uma apresentação da bateria da Beija-Flor de Nilópolis.

Em Macaé, a Paróquia de São João Batista festejou durante todo o final de semana. Ontem, o pontapé inicial foi uma alvorada às 6h. Depois, teve a tradicional missa e um almoço. De tarde, circulou uma procissão pela cidade e, no final do dia, a paróquia recebeu dois shows.

O circuito junino em São João da Barra foi marcado pelo tradicional concurso de carroças ornamentadas. Organizado pela prefeitura local, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, o concurso premiou, na sexta-feira, dia 22, os três primeiros colocados com dinheiro e troféu.

Feira de São Cristóvão

Já o Centro de Tradições Nordestinas Luis Gonzaga apresenta uma programação típica na época dos arraiás. Até o mês de agosto (às sextas, sábados e domingos), o público pode conferir as quadrilhas juninas. Nos palcos, seis bandas e quatro grupos de forró se apresentam nos fins de semana. O ingresso custa R$5.

Galeria de Fotos

Quadrilha Buraco Quente é atração na Feira de São Cristóvão Fernanda Dias
O primeiro domingo de inverno foi marcado por calor e praias lotadas na Zona Sul do Rio. Apesar disso, o mar não estava para banhistas. Isso porque a orla carioca ainda sofria com os reflexos da ressaca que provocou ondas de até 2,5 metros durante o fim de semana. Segundo o Climatempo, apenas a partir de hoje o mar volta a baixar. Fernanda Dias

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro