Alunos realizaram uma assembleia no Ciep Vicente Mariano nesta manhã  - Divulgação / Redes da Maré
Alunos realizaram uma assembleia no Ciep Vicente Mariano nesta manhã Divulgação / Redes da Maré
Por O Dia

Rio - Na manhã desta terça-feira, moradores e estudantes se reuniram no Ciep Operário Vicente Mariano, onde estudava o adolescente Marcos Vinicius, assassinado na última quarta-feira no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. De acordo com a ONG Redes da Maré, foi realizada uma assembleia para definir o ato que será realizado amanhã no entorno da escola para exigir que a polícia cumpra a norma que proíbe operações em horário escolar. 

Ainda segundo a Redes da Maré, o "abraçaço" contará com todas as escolas da Maré, além de moradores e movimentos sociais. O ato será realizado a partir das 9h na manhã desta quarta-feira, uma semana após a morte do menino. Marcos Vinicius foi baleado durante operação da Polícia Civil com o apoio das Forças Armadas na comunidade. Ele chegou a passar por uma cirurgia, teve o baço removido, mas não resistiu. 

O estudante Marcos Vinícius da Silva - reprodução

Nesta segunda-feira, Bruna Silva, mãe do adolescente falou que Ciep Operário Vicente Mariano, escola em que o filho estudava, está sem aulas. "O diretor vai falar com 4ª CRE porque os alunos estão perturbados com a morte do meu filho e pela agressão que eles sofreram quando fizeram manifestação, uma amiga dele tomou uma paulada", comentou.

As Organizações das Nações Unidas (ONU) no Brasil lamentaram a morte do estudante. De acordo com a ONU, a morte do adolescente "é um exemplo do trágico número de 31 homicídios de crianças e adolescentes que acontecem por dia no Brasil". A organização também aproveitou a ocasião e lançou a campanha "Vidas negras", que pede o fim do racismo e da violência letal contra a população negra.

 

 

Você pode gostar