Um ano depois, a população ainda reivindica o cumprimento da promessa de retomada de linhas de ônibus extintas durante a gestão de Eduardo Paes, processo à época chamado de 'racionalização'. A revisão foi anunciada em junho do ano passado pelo então Secretário Municipal de Transportes, Fernando MacDowell. Mas só uma linha voltou a circular e, segundo a atual gestão municipal, o processo já foi concluído.
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informa que a linha 484 (Olaria - Copacabana) foi restabelecida, e cita itinerários alterados. Segundo Atílio Flegner, ex-assessor de MacDowell e membro do Conselho Consultivo de Mobilidade, órgão municipal, a revisão não foi conduzida conforme previsto. "Planos foram feitos mas as discussões não avançaram. No momento isso não é debatido", reclama. Ele acrescentou que conflitos entre a prefeitura e empresas de ônibus acerca da tarifa também atrapalharam o processo.
Sobre as mudanças feitas na revisão, Flegner afirma: "Quase nada está funcionando". Um exemplo é a linha 497 (Penha - Cosme Velho). Na racionalização, o itinerário foi cortado e o ônibus passou a ir somente até o Largo do Machado. A SMTR garante devolveu o ponto final para o Terminal do Cosme Velho, mas os passageiros contam que a medida ficou só no papel. "Se estivesse com o trajeto antigo, pegaria só ele. O itinerário continua reduzido, estou pegando dois ônibus", contou o estudante Ian Lacerda, 24.
"Intensificaremos a fiscalização a fim de apurar a possível irregularidade e, constatando o fato, autuar o consórcio", respondeu a SMTR em nota. Na falta de fiscalização, os próprios motoristas 'revisaram' a racionalização. A linha 433 (Vila Isabel - Prado Jr), que antes da racionalização ia até o Leblon, é um exemplo. "Tem motorista da 433 que ainda faz o caminho antigo. Mas não são todos, cada um faz uma coisa", contou o empresário Antônio Alves, enquanto esperava no ponto. Procurada, a Transportes Vila Isabel informou apenas que segue o trajeto de Vila Isabel - Prado Jr.
Usuários apontam mais problemas com as linhas. A Troncal 10 (Cruz Vermelha - Jardim de Alah) foi ajustada, mas roda com um único ônibus, segundo dados do aplicativo 'Cadê o Ônibus?', que localiza os coletivos pelo GPS.
Uma das polêmicas da racionalização foram os nomes "Troncal" e "Integrada", que confundiam os usuários. Na revisão, a SMTR informou que as linhas voltariam a ser identificadas por números. O anúncio foi feito em junho de 2017, e a resolução foi publicada em janeiro de 2018, mas nada aconteceu. "O plano existe e está sendo implementado gradualmente, sem data para conclusão, a fim de evitar transtornos para a população", justificou a pasta.
No Facebook, a página "Quero Meu Ônibus de Volta" foi criada na época da racionalização e segue reunindo passageiros insatisfeitos. "Ano passado prometeram rever, mas o processo não foi transparente, as pessoas nem sabem se isso foi feito. Já pedimos, fizemos audiências públicas, mas quase nada mudou", disse a bióloga Diana Levacov, 53, uma das administradoras da página.
A engenheira de Transportes Eva Vider, professora da Escola Politécnica da UFRJ, classificou o processo como 'incompleto'. "Se as pessoas estão reclamando até hoje, é porque têm necessidade, não têm outra alternativa que não o transporte público. É preciso ouvi-las e recolocar as linhas que fazem falta", avaliou.