Mais de 5 mil militares das Forças Armadas entraram no Chapadão e na Pedreira. Um suspeito morreu - Fotos de divulgação
Mais de 5 mil militares das Forças Armadas entraram no Chapadão e na Pedreira. Um suspeito morreuFotos de divulgação
Por O Dia

Rio - Mais de cinco mil homens participam, na manhã desta quinta-feira, de uma operação das forças de segurança nos morros do Chapadão e da Pedreira, em Costa Barros, na Zona Norte da cidade. De acordo com o balanço divulgado às 17h pelo Comando Conjunto da intervenção federal, um suspeito foi morto, outros 11 foram presos e um menor foi apreendido. 

Ainda segundo o balanço, até o momento, foram recuperados 30 carros, 44 motos, dois caminhões e carga de bebida importada que haviam sido roubados. Também foram apreendidos uma pistola 9mm, um cinto tático com coldre de pistola, um rádio comunicador, dez carregadores de fuzil, munições de fuzil e pistola, material para endolação e drogas, que ainda estão sendo contabilizadas; 36 barricadas foram removidas, 3.600 pessoas e 2.400 carros e motos foram revistados.  

Participam da ação 5.400 militares das Forças Armadas, 80 policiais militares e 100 policiais civis, com apoio de blindados, aeronaves e equipamentos de engenharia. Algumas ruas e acessos na região poderão ser interditados e setores do espaço aéreo poderão ser controlados, oportunamente, com restrições dinâmicas para aeronaves civis. Não há interferência nas operações dos aeroportos.

De acordo com o Comando Conjunto, a Polícia Militar coopera com a estabilização da área e bloqueia algumas vias das comunidades; a Polícia Civil realiza a checagem de antecedentes criminais e cumpre mandados judiciais.

Também foram distribuídos 10 mil folhetos com orientações sobre como colaborar anonimamente com informações úteis e também sobre como acessar a Ouvidoria da Intervenção.

O Comando Conjunto afirma que "as pessoas direta e indiretamente beneficiadas pela operação compreendem não apenas os moradores das comunidades nas quais ela se desenvolve, mas também os cidadãos que residem, trabalham ou transitam pelos bairros vizinhos, totalizando cerca de 1,26 milhão de pessoas".

Você pode gostar