Dominical, bebê - Divulgação
Dominical, bebêDivulgação
Por WILSON AQUINO

Rio - Para enfrentar o pesadelo brasileiro, o sonho americano. Uma quantidade considerável de mulheres grávidas das classes média e alta está viajando para dar à luz nos Estados Unidos. Esta é a clientela do programa Ser Mamãe em Miami, que já proporcionou a nacionalidade americana a filhos de muitos casais brasileiros. A crise que já dura três anos e a descrença em dias melhores no Brasil são os motivos. Como a constituição americana garante a cidadania automática para todos os nascidos naquele país, mesmo sendo turistas ou imigrantes ilegais, o parto na terra do Tio Sam é um jeito de garantir um amanhã mais seguro para os filhos, justificam as famílias.

"Decidimos ter o baby em Miami pensando somente no futuro e nas oportunidades que nosso filho possa ter. Ele será cidadão americano, terá direito de entrar e sair dos Estados Unidos a qualquer momento sem necessidade de visto. Pode estudar em escolas públicas americanas, utilizar os programas do governo e tem direito a votar", explica a personal trainner fluminense Nathaly Nunes de Campos, 29 anos, que está em Miami com o marido, o advogado Daniel Motta Moraes, 36, desde 20 de junho. Ela tem 33 semanas de gravidez e o parto do Davi está previsto para agosto.

Stephane e Thiago tiveram lucas também pelo programa SMM - Divulgação

Ter um bebê nos EUA não é para qualquer um. Os custos giram em torno de 40 mil dólares (R$154 mil pela cotação de sexta-feira), entre despesas médico-hospitalares, transporte e hospedagem. "É um investimento que vale a pena", garante o médico Thiago Marinho, 33, cujo filho Lucas, que completa dois meses hoje, nasceu em Miami. "Com o Brasil do jeito que está, a gente cada vez mais perde a esperança de que vá melhorar", afirmou. Casado com a também médica Stephane Marinho, 30, ele disse que não pensa em sair do país. "Temos uma vida estável no Brasil. Fizemos isso pensando nos filhos. Aqui, a violência cada vez cresce mais, a gente paga mais imposto e não tem retorno", reclama o médico, que também é pai de uma menina de 6 anos.

Para o coordenador de Graduação e Pós-Graduação em Relações Internacionais do Ibmec/RJ, José Luiz Niemeyer, é compreensível o desejo de ter a cidadania americana, pelas oportunidades de estudo e emprego. Apesar disso, ele lamenta que isso aconteça. "É algo grave, porque é quase uma negação da nacionalidade", avalia. "Acho que é uma estratégia triste, fazer seu filho nascer em outro lugar para ganhar alguma perspectiva", acrescenta.

Radicado nos EUA há 34 anos, o pediatra brasileiro Wladimir Lorentz criou, em 2015, um programa exclusivo para parturientes brasileiras darem à luz em Miami, na Flórida. Somente neste mês de julho, o Ser Mamãe em Miami (SMM) vai levar 123 gestantes para o Hospital Mercy, onde existe uma ala dedicada a pacientes internacionais com suítes privadas e espaçosas, e onde nascem mais de 1.400 bebês por ano. O pediatra já realizou 800 partos, em Miami, de mulheres de várias nacionalidades. "A cidadania americana é uma decorrência natural da criança nascer nos Estados Unidos", explica Lorentz, para quem o tratamento é o principal atrativo.

Karina Bachi teve seu filho com o médico brasileiro Wladimir Lorentz, nos EUA - Victor Catinin/divulgação

"Uma das vantagens é ter acesso ao atendimento médico, tanto pediátrico como obstétrico, que é referência em qualidade no mundo. Nos EUA, temos baixíssimos índices de parto cesárea, diferente do que ocorre no Brasil". Pelo programa, o custo do parto em Miami fica entre 11 mil e 15 mil dólares. Segundo a advogada Renata Castro Alves, que vive em Miami há 17 anos, não há impedimento legal em viajar para os EUA para ter filho. "A imigração pode barrar, sim, mas não costuma acontecer. Salvo se eles acharem que a pessoa virá para utilizar fundos públicos para custear o parto", explicou.

O que não é o caso das mamães brasileiras. Algumas famílias que buscam o serviço são celebridades, como a atriz Karina Bachi, que teve o Enrico, em 2017, ou Roberto Assis, irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho, cuja filha Charlotte nasceu em 20 de junho.

Sobre os riscos de grávidas enfrentarem horas no avião, o vice-presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio, Renato Sá, não vê problemas. "Desde que a gestante faça as consultas, exames e o acompanhamento pré-natal adequadamente. Outra questão é assegurar que a assistência ao parto também será adequada nos EUA. Bons e maus profissionais existem em qualquer lugar".

DIREITO DE GREEN CARD AOS PAIS NO FUTURO
Publicidade
Ter um filho norte-americano não garante que os pais poderão permanecer nos EUA. De acordo com a legislação americana, somente quando o filho completar 21 anos é que ele poderá solicitar o green card para os pais.
Caso as famílias tenham a intenção de levar o filho americano para estudar nos EUA, a alternativa é buscar outros tipos de autorização para ficar na terra do Tio Sam. "Existe visto de estudante para brasileiros, que tem prazo de dois anos. Podemos ficar aqui nesse período intercalando com o Brasil, ou até mesmo renovando o visto de estudante para nós", pondera a futura mamãe Nathaly Nunes de Campos. "Eu teria que ir como investidor ou estudante", reforça o médico Thiago Marinho.
Publicidade
No dia 27 de julho, o pediatra Wladimir Lorentz vem ao Rio para uma palestra na Barra da Tijuca. Os interessados devem levar latas de leite, roupinhas e itens de higiene para bebês. O material arrecadado será doado para a Casa Maria de Nazaré, na Rocinha. Em seguida, o pediatra segue para São Paulo e Mato Grosso.
Você pode gostar
Comentários