Na edição deste ano, programa vai estar em colégios de sete bairros - Divulgação
Na edição deste ano, programa vai estar em colégios de sete bairrosDivulgação
Por FRANCISCO EDSON ALVES

RIO - O cinema vai até a escola. A partir de hoje e durante 20 dias, 11 mil alunos e professores da rede municipal de ensino da cidade do Rio vão deixar um pouco de lado os lápis, canetas e cadernos para assistir a 122 sessões de filmes, alguns inéditos e premiados. Trata-se da nona edição do Circuito Cine Curta, um projeto que une educação e cultura, e que já beneficiou mais de 92 mil estudantes, com 850 sessões em 97 escolas, de 21 bairros cariocas, desde o seu início em 2010.

"Este ano estamos abrangendo mais bairros e realizando mais sessões do que o ano passado. Pela primeira vez, incluímos o município de Duque de Caxias no roteiro", afirma Juliana Teixeira, que comanda a Nova Bossa Produções Culturais, idealizadora do projeto, cuja programação completa pode ser conferida em www.novabossa.com.br.

Em sua nona edição, o projeto Circuito Cine Curta estará em 18 escolas, de sete bairros. Até o dia 10 de setembro, filmes de várias regiões do Brasil serão exibidos em colégios dos bairros de Botafogo, Copacabana, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Méier, Caju e no município de Duque de Caxias.

Na lista dos 12 curtas a serem exibidos estão alguns premiados, como 'Lá do Alto', de Luciano Vidigal, vencedor, pelo voto popular, da 25ª edição do Prêmio Curta Rio 2016 e indicado para o Festival de Curtas-Metragens Internacional de São Paulo; e 'Médico de Monstro', de Gustavo Teixeira, grande vencedor da 16ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que recebeu dois prêmios: Melhor Ficção, escolhido pelo júri oficial, e o Prêmio Especial, apontado por um júri infantil, além de ter sido selecionado para a Mostra Competitiva de curtas brasileiros do Festival de Gramado 2017.

"Os filmes são selecionados e divididos de acordo com a adequação do tema à faixa etária das crianças e a diversidade das regiões. No Caju, por exemplo, na Creche Quinta do Caju, serão exibimos curtas para bebês de colo. Foi um sucesso ano passado e vamos repetir esse ano", conta Juliana Teixeira.

A curadoria do Circuito Cine Curta seleciona os filmes de acordo com o potencial pedagógico das obras. Juliana Teixeira também é responsável pela curadoria dos filmes, juntamente com a produtora cultural Lis Kogan e Helio Velloso. O quarteto também conta com a consultoria pedagógica de Alessandra Matos.

Debates após sessões
Publicidade
Além das exibições dos curtas-metragens, os alunos das escolas participantes são estimulados pelos professores e coordenadores a desenvolverem trabalhos sobre os filmes assistidos. O projeto cria e desenvolve três apostilas com roteiros pedagógicos, conforme a programação das produções exibidas e correspondentes aos respectivos segmentos Creches, Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. Após cada sessão, é realizado debate entre os estudantes.
Durante as discussões, são sorteadas camisetas, bonés e kit pedagógico (com pasta e caderno personalizado, além de material de escrita e desenho) e votam nos seus filmes favoritos. No término do período das sessões dos filmes, um grupo de curadores, formado por profissionais das secretarias de Educação e Cultura do Rio se reúne para avaliar os melhores trabalhos. A escola vencedora ganha uma festa com bufê e DJ, além de um troféu.
Publicidade
"Nosso objetivo é mobilizar os alunos e a equipe pedagógica das escolas, unindo educação e cultura de forma criativa, formando plateias participativas e críticas", ressalta a produtora Juliana Teixeira.
Você pode gostar
Comentários