Prefeitura abriu licitação para aquisição de um castramóvel - Foto Daniel Castelo Branco
Prefeitura abriu licitação para aquisição de um castramóvelFoto Daniel Castelo Branco
Por O Dia

Rio - A subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses vai promover mutirões de castração de gatos no Instituto Jorge Vaitsman (IJV), na Mangueira, Zona Norte do Rio, até o final ano. Ação é para diminuir o risco de contaminação por esporotricose, doença epidêmica que está acometendo gatos, cães e humanos. Para o agendamento, é necessário que o dono do animal compareça ao instituto a partir das 8h desta terça, com o CPF e comprovante de residência do município do Rio de Janeiro. Cada CPF dá direito ao agendamento de três cirurgias.

No total, serão 650 cirurgias, sendo 130 por mês, com metade das vagas para machos e metade para fêmeas. Durante todo o procedimento cirúrgico, o animal terá um chip implantado no corpo para monitoramento. No dia da cirurgia, também haverá palestras sobre a gravidade da doença e orientações sobre o tratamento, que também é oferecido gratuitamente pela subsecretaria, enquanto os donos esperam a realização do procedimento.

Além de alertar sobre a epidemia da doença, a nova campanha incentiva o dono do animal a tomar alguns cuidados para prevenir a doença e orienta sobre os sintomas, para que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível, caso o animal esteja contaminado.

As outras datas para cirurgia são 15 de setembro, 6 de outubro, 17 de novembro e 1º de dezembro.

Você pode gostar