Por O Dia

Rio - Cerca de 50 refugiados de diversas nações serão capacitados para trabalhar. A ação faz parte do  projeto “Empoderando Refugiados", promovido pela Paróquia São José da Lagoa, o projeto Ação de Amor Cristo Redentor e o Instituto Aliança. 

As aulas terão a duração de dois meses e serão sempre de segundas a sexta, das 8h às 12h30. A abertura será nessa quinta-feira, às 9h30, no auditório da paróquia.

O objetivo geral é prover apoio aos refugiados, prioritariamente mulheres, na integração cultural e inserção sócio produtiva, nos estados do Rio e de Minas Gerais. Também haverá a articulação com gestores e profissionais diretamente envolvidos em ações voltadas aos refugiados para adesão ao projeto; a elaboração de breve diagnóstico da situação dos refugiados nos municípios, com mapeamento da rede de proteção; a seleção e formação de equipes técnicas para a implementação do projeto nos municípios de atuação; o encaminhamento dos refugiados no processo de inserção laboral, com meta mínima de 30% em trabalho formal ou empreendimento próprio; e o incentivo à criação de uma rede de apoio aos refugiados.

Segundo o incentivador do projeto e pároco da Igreja São José da Lagoa, Padre Omar, será uma oportunidade de os refugiados vislumbrarem novos horizontes. “Nossos irmãos que chegaram ao Rio de Janeiro por motivos diversos, desde guerras até mesmo à perda da dignidade, encontram agora uma forma de buscar uma nova vida. O projeto está profundamente alinhado com o pensamento do Papa Francisco, que nos estimula a expandir a nossa ação em direção àqueles que se encontram nesse processo tão difícil de migração forçada”, afirma.

SERVIÇO:

Abertura do Projeto “Empoderando Refugiados”. 16 de agosto, às 9h30. Local: Paróquia São José da Lagoa -Avenida Borges de Medeiros, 2735, Lagoa.

Você pode gostar