Por O Dia

Rio - Para reforçar a imunização contra o sarampo e a poliomielite, o estado terá no sábado o Dia D de vacinação. Todos os postos de saúde dos municípios estarão de portas abertas ao longo do dia. Para a campanha, foram distribuídas às prefeituras um milhão de doses de vacinas contra o sarampo e mais um milhão contra a poliomielite.

Na Cidade de Deus, a Fiocruz fará um mutirão de vacinação com ações sociais para os moradores, de 8h às 17h, no Complexo Tecnológico de Medicamentos (Avenida Comandante Guaranys 447). Serão imunizadas contra a pólio crianças de até 5 anos. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da tríplice viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido imunizadas nos últimos 30 dias.

Também serão oferecidos na comunidade outros atendimentos de saúde, oficinas, serviços jurídicos e sociais, emissão de documentos, agendamento para emitir Carteira de Trabalho e Previdência Social e cadastramento no programa Bolsa Família.

ATÉ 31 DE AGOSTO

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo e pólio vai até 31 de agosto. A expectativa é imunizar cerca de 812 mil crianças. Em 2017, no estado, a cobertura vacinal contra o sarampo foi 95% em crianças com menos de 1 ano e contra a poliomielite essa taxa ficou em 82%. Com o Dia D e demais fases da campanha, a meta é imunizar 95% do público-alvo.

Para a proteção contra a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já os menores de 5 anos que já tiverem tomado uma ou mais doses, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a famosa gotinha. Para o sarampo, todas as crianças receberão uma dose da Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Você pode gostar
Comentários