Agosto Dourado é o mês da conscientização sobre a importância da amamentação - Prefeitura do Rio
Agosto Dourado é o mês da conscientização sobre a importância da amamentaçãoPrefeitura do Rio
Por O Dia

Rio - Equipes do banco de leite da maternidade Leila Diniz, na Barra da Tijuca, e das clínicas da família Bárbara Mosley de Souza e Otto Alves de Carvalho, ambas em Jacarepaguá, lançam, em parceria com o BRT, a campanha de arrecadação de frascos de vidro para armazenamento de leite humano coletado em doação.

A iniciativa faz parte do "Agosto Dourado", mês de conscientização sobre a importância da amamentação. As doações podem ser feitas nos dias 20, 21 e 22, das 8h às 15h, no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. O material será entregue ao Banco de Leite Humano da Maternidade Leila Diniz e à Clínica da Família Bárbara Mosley de Souza.

O evento ainda contará com banners de informações sobre mitos e verdades a respeito do aleitamento materno. Haverá distribuição de folhetos com orientações, além de simulações com a utilização de bonecas e mamas de crochê para mostrar as posições mais adequadas à amamentação. O objetivo é promover as formas corretas de retirada e armazenamento do leite. As atividades serão concentradas na área próxima aos banheiros.

A amamentação exclusive, sem a oferta de água e de outros alimentos, até os seis meses de idade é importante para prevenir doenças e para a redução da mortalidade infantil. Além disso, estimula a interação e facilita a criação de vínculos entra a mãe e o recém-nascido. 

A prática da amamentação exclusiva também é importante para diminuir os sintomas e riscos de doenças como pneumonia, asma, otite e diarreia. A prática também contribui para a recuperação mais rápida do peso da mãe, diminuindo a incidência de casos de câncer de mama e de ovário.

Doação de leite materno

De acordo com a nutricionista e chefe do Banco de Leite da Maternidade Leila Diniz, Ana Paula Moreira, cada litro de leite materno doado atende até dez bebês internados na UTI neonatal. No entanto, como as doações não têm sido suficientes, apenas 35% das crianças internadas são amamentadas com o leite materno. Os demais bebês recém-nascidos são alimentados com leite industrializado. O banco de leite recebe em torno de 25 a 30 litros por mês, quando seriam necessários cerca de 100 litros mensais.

Para ser doadora de leite materno, a candidata deve procurar um posto de coleta de leite materno ou um banco de leite. É exigido que a mulher esteja em boa saúde, não use medicamentos, álcool ou drogas, não seja fumante, e apresente exames do pré ou do pós-natal comprovando estar apta clinicamente.

Caso necessário, são feitos na hora exames rotineiros de sangue. Estando tudo bem, na primeira doação, feita no posto de coleta, as mamães recebem um kit com frascos estéreis, gorro, máscara, gaze e fazem a higienização adequada das mãos e dos mamilos, antes de esvaziar as mamas. Elas também recebem orientações de como coletar e armazenar o leite em casa, que também poderá servir de alimento para o seu bebê, depois que voltar a trabalhar.

Os Bancos de Leite Humano (BLH) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) são centros especializados, responsáveis pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O leite humano doado passa por um processo de pasteurização e todo controle de qualidade para ser utilizado pelos bebês internados nas unidades neonatais. As doações podem ser feitas nos seguintes postos de coleta ou bancos de leite:

Você pode gostar