Por O Dia

Rio - O Movimento Brasil Sem Parasitose (MBSP) chega nesta terça-feira ao município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A ação, que é a última realizada esse ano, acontecerá até quinta-feira (23), na Praça do Pacificador. A partir das 9h, os médicos gastroenterologistas realizarão as orientações em um caminhão adaptado com três consultórios. O atendimento será feito até o término das 200 senhas por dia, que serão entregues de acordo com a ordem de chegada.

Na primeira etapa, o paciente responderá um questionário sobre os padrões de saneamento básico, higiene pessoal e familiar, hábitos de vida e o histórico clínico. Em seguida passará por uma triagem realizada por enfermeiros e, depois do atendimento com os médicos, será direcionado para uma sala temática educativa, onde receberá orientações práticas sobre hábitos de higiene pessoal e doméstica, dadas por uma equipe de agentes de saúde.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as parasitoses são as doenças mais comuns do mundo. No Brasil, elas afetam em torno de 36% da população, no caso das crianças, esse número sobe para 55%.

O Movimento permite à população brasileira adquirir conhecimento sobre essas doenças, tornando-a agente na resolução dos problemas de saúde comunitária a partir de simples mudanças de hábitos de higiene pessoal e da comunidade. Além de desmistificar que as parasitoses são doenças exclusivas de pessoas que vivem em áreas críticas de saneamento básico.

Em 2016 e 2017, mais de 300 médicos e profissionais da saúde, entre eles nutricionistas, assistentes sociais e enfermeiros, participaram do projeto e atenderam cerca de 20 mil pacientes nas 21 cidades percorridas. As principais queixas relatadas pelos pacientes foram: 48% dores abdominais e cólicas; 43% azia; 38% barriga constantemente inchada; 31% diarreia, entre outros sintomas.

Serviço

Movimento Brasil Sem Parasitose em Duque de Caxias. De 21 a 23 de agosto. Horário: das 9h às 17h30 –Local: Praça do Pacificador, Av. Governador Leonel de Moura Brizola, s/nº, Centro, Duque de Caxias.  Informações: brasilsemparasitose.com.br

Você pode gostar