Exposição 'Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira'  - Maíra Coelho / Agência O Dia
Exposição 'Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira' Maíra Coelho / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - A Justiça do Rio reverteu uma decisão provisória que proibia menores de 14 anos de entrarem na exposição 'Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira', aberta ao público no último sábado, na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, na Zona Sul do Rio.

No plantão do último fim de semana, o juiz Pedro Henrique Alves, da 1º Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, proibiu, através de liminar, a entrada de menores de 14 anos de idade na exposição. No entanto, no mesmo sábado, os advogados da EAV Parque Lage entraram com uma ação para derrubar a decisão.

Nesta terça-feira, o desembargador Fernando Foch revogou a decisão do juiz Pedro Henrique e a exposição poderá ser visitada por menores de 14 anos. De acordo com a EAV, a insituição seguirá a recomendação de classificação indicativa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), com afixação de informações na entrada das cavalariças.

O primeiro fim de semana da exposição foi marcado por longas filas e protestos de pequeno grupo contrário à exibição no Parque Lage. Mas, apesar da fila, neste domingo a visitação foi tranquila. A mostra é a mesma que gerou controvérsias ao ser censurada em Porto Alegre, no ano passado. A reabertura da exibição, que vai até 16 de setembro, foi viabilizada por meio de campanha de financiamento coletivo que arrecadou pouco mais de R$ 1 milhão.

 

Você pode gostar