Morador teve o carro tombado pelo blindado do Bope - Severino Silva / Agência O Dia
Morador teve o carro tombado pelo blindado do BopeSeverino Silva / Agência O Dia
Por RAFAEL NASCIMENTO

Rio - Um morador do Complexo do São Carlos, na Região Central, acordou nesta manhã com diversas mensagens de amigos dizendo que seu carro tinha sido destruído por um 'caveirão' do Bope. Paulo Maximiano de Souza, de 38 anos, é microempresário e trabalha aplicando insulfilmes em veículos e usa o automóvel como meio de trabalho e para levar os filhos na escola.

Segundo ele, o carro, uma Paraty, estava em uma rua sem saída, na localidade da "Caixinha", e virou com a passagem do blindado do Bope. "Deixei o carro estacionado ontem, como todo dia. E hoje às 6h ui acordado com o pessoal me ligando dizendo o que tinha acontecido. Como tinha muito tiro, não saí de casa e esperei o tiroteio passar. Por volta das 7h, saí e vi a situação do meu carro, que tenho desde 2011 e uso ele para trabalhar e levar meus filhos na escola, em Santa Teresa. Hoje, inclusive, meus filhos estão sem aula e minha filha me disse: 'E agora, papai, como é que vai ser?'. Cheguei a falar com os policiais do Choque, que mandaram falar com o pessoal do Bope, que tinha feito isso", contou Paulo.

Ele criticou a truculência e espera que seja ressarcido do prejuízo. Em um vídeo ao qual O DIA teve acesso, seu automóvel está em dia, com impostos pagos. "É uma sensação muito estranha. Os policiais que deveriam proteger cometem essas arbitrariedades. O carro está todo quebrado e vou ficar no prejuízo? Tem que ter cuidado com os moradores", falou.

Operação para remover base de UPP

A operação policial no Complexo do São Carlos tem o objetivo de retirar uma das bases da UPP do morro de mesmo nome. A ação, que conta com a participação dos batalhões de Operações Especiais (Bope), de Choque (BPChq) e de Ações com Cães (BAC), teve intenso tiroteio e pelo menos um suspeito foi baleado.

Segundo a Polícia Militar, o objetivo é colocar em prática "alterações operacionais que foram planejadas pelo Comando de Polícia Pacificadora (CPP) para a Unidade". "Dentre essas alterações está a desmobilização de uma das bases da UPP São Carlos. A Equipe de Demolição Tática (UEDT), do Bope, está retirando essa base", disse em nota.

Bope removeu base da UPP no Morro do São Carlos - Severino Silva / Agência O Dia

Você pode gostar